A Canon demorou, mas entrou de cabeça no mundo das câmeras mirrorless. A Nikon também entrou, mas está muito tímida. A Canon já lançou várias câmeras, tem planos de uma mirrorless popular da linha R com sensor APS-C e, acima de tudo, já planeja a morte de suas câmeras reflex e da linha de lentes EF. Hoje, mais um passo foi dado nessa direção. Foi anunciado oficialmente a EOS R3, uma câmera de padrão profissional da linha Mirrorless. Acho altamente improvável que tenhamos mais algum lançamento da empresa na linha profissional de uma câmera reflex.
A R3 é uma câmera muito interessante. O corpo dela é feito de magnésio e possui um design muito bonito. Parece ser confortável a empunhadura e, mesmo sendo maior que as mirrorless anteriores, ela é pequena e leve. Pesa em torno de 800 gramas, o que é bem pouco para uma câmera profissional. A câmera vem equipada com um sensor CMOS de 24 megapixels retroiluminado que, mesmo com menor resolução do que a EOS 5D Mark IV, a Canon garante que tem uma melhor nitidez na resolução do que as câmeras antecessores. Ou seja, uma resolução menor, mas um arquivo digital melhor. Junto a isso temos o processador Digic X que permite ao equipamento fazer 30 fotos por segundo com obturador eletrônico e 12 quadros por segundo com obturador mecânico tradicional. A câmera possui um modo silencioso total com o obturador eletrônico para situações sensíveis (teatro e cinema são duas áreas onde isso será muito bem vindo).
Um ponto muito bacana, e que já vinha sendo desenvolvido nas outras câmeras mirrorless da empresa são os modos de foco e detecção de foco. A câmera possui o sistema de foco Dual Pixel CMOS AF II com 1.053 pontos de foco automático e todos os pontos podem se transformar em pontos de rastreamento. A câmera consegue reconhecer rostos, olhos e corpo inteiro e tornar essa característica como rastreáveis no sistema de foco. A câmera também consegue reconhecer olhos de animais como cães, gatos e pássaros. Outra possibilidade é o reconhecimento de veículo e capacetes. Durante uma corrida de fórmula 1 a câmera pode reconhecer os capacetes dos pilotos e rastrear o objeto mantendo o foco sempre neles. Além disso, a Canon garante que a câmera consegue fazer o foco em situações de até -7,5 EVs, ou seja, situações de baixa luz como em shows ou teatro. A Canon também trouxe para o equipamento o sistema de Eye-Control Autofocus. É a primeira vez que uma EOS digital da empresa apresenta esse recurso, que apareceu pela primeira vez em câmeras de filme, como a EOS Elan 7. Isso quer dizer que, basicamente, a câmera rastreia também a posição do seu olho no visor eletrônico e move o foco para o local que você está olhando na cena. Funciona bem? No caso da R3 não sei, mas nas câmeras de filme era usável, embora errasse muito.
Um ponto extremamente fraco nas mirrorless, e que a Canon tirou de letra na EOS R, era o visor eletrônico. Geralmente eles são ruins, mas a Canon conseguiu algo bem perto do que os visores óticos apresentavam. A EOS R3 apresenta um novo OLED de 5,76 milhões de pontos e 120 quadros por segundo que foi projetado e desenvolvido pela Canon. A sensibilidade ISO nativa do equipamento vai de 100 a 102.400 e que pode ser expandida até 204.800 para fins de fotografia estática. A câmera possui conectividades LAN com fio, WiFi de 5 gHz, USB e Bluetooth e possui dois slots para cartão de memória, um que suporta CFexpress e outro para cartões SD UHS0II. Fechando o pacote de vantagens temos um corpo selado contra intempéries climáticas no mesmo nível das câmeras da série 1Dx.
Algo básico atualmente em câmeras fotográficas também é sua capacidade de produzir vídeos. O equipamento consegue capturar vídeos em 6K RAW que usa toda a largura do sensor (6000 x 3164 pixels), bem como 4K a até 120 quadros por segundo no Canon Log 3. No modo 4K DCI (4096 x 2160 pixels) está capturando imagens com sobreamostragem de 6K e no modo UHD 4K (3840 x 216) está capturando imagens com sobreamostragem de 5,6K. Também temos o 4K a até 60 quadros por segundo que é sobreamostrado, mas o modo de 120 quadros por segundo é uma leitura direta do sensor. A Canon diz que todos os modos de vídeo não RAW mencionados acima podem ser filmados em 10 bits.
Faz tempo que rumores e boatos sobre o equipamento estavam correndo pela internet. Durante as Olimpíadas de Tóquio o equipamento foi utilizado por alguns fotojornalistas para registrar as provas esportivas, mas poucas características eram conhecidas do público. Uma característica que ficou muito em evidência foi a resolução de “apenas” 24 megapixels do sensor. Embora câmeras profissionais não possuam uma resolução gigantesca do sensor, a tecnologia hoje poderia garantir mais resolução e ainda manter a qualidade de imagem. A Canon explicou que 24 megapixels é a resolução máxima permitida por agências de notícias para o envio de imagens dos fotojornalistas pela internet. Quem fotografou as Olimpiadas com câmeras com maior resolução teve que redimensionar as imagens para envio. Então, a EOS R3 é uma câmera desenvolvida e pensada para uma categoria específica de fotógrafos. Embora seja indicada para qualquer tipo de fotografia.
A Canon EOS R3 está programada para ficar disponível em novembro de 2021 por $ 5.999.
https://youtu.be/E_8vHyYuspI
Fonte: Petapiexl