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Gilson Lorenti Fotógrafo fotógrafo em presidente prudente

Esquemas de iluminação que uso em retrato feminino no estúdio

Posted on fevereiro 16, 2023fevereiro 20, 2023

As pessoas possuem um pensamento bem romantizado do estúdio fotográfico. Sei que existem fotógrafos que trabalham em um ambiente bem organizado e esteticamente bonito, mas se você é um fotógrafo que faz de tudo um pouco (retrato, produto, publicidade) então o seu estúdio tem uma leve bagunça organizada, pois você precisa ter muita coisa, muitos acessórios e tripés para dar conta de todo o trabalho. Mas, o que importa no estúdio é você saber usar as luzes que estão a sua disposição (não importa quantas são) para realizar o melhor trabalho possível. Então, antes de se aventurar no estúdio fotográfico, você precisa saber sobre luz. E a luz possui quatro características bem determinantes: intensidade, direção, cor e qualidade. Então, para dominar o estúdio fotográfico, assim como todo o tipo de fotografia, você precisa entender de fotometria (intensidade), rebatimento de luz (direção), balanço de branco (cor) e a diferença entre luz dura e difusa (qualidade). Você sabendo lidar com essas quatro características já estará na frente de 80% da concorrência.

Porém, o segredo no estúdio fotográfico é saber trabalhar com proporção de luz. No estúdio sempre vamos ter uma luz principal, que realmente vai iluminar o objeto fotografado, e uma luz secundária, que chamamos de luz de preenchimento. Mesmo que você tenha apenas uma fonte de luz no estúdio, ainda trabalhamos com a questão da luz de preenchimento, pois parte dessa luz principal pode ser rebatida e voltar ao objeto como uma luz de preenchimento. Existem dois pecados mortais para quem está começando a fotografar em estúdio e nunca estudou o assunto ou fez um curso específico:

1º Pecado – ter duas fontes de luz e usar as duas na mesma potência. Sim, os iniciantes compram um kit com dois flashes e colocam um de cada lado, no mesmo ângulo (outro erro) e disparam com a mesma potência, eliminando, assim, as sombras. E as sombras são muito importantes para a fotografia, pois são elas que conferem tridimensionalidade para a imagem. A fotografia é um meio bidimensional, e são as sombras que vão conferir profundidade para a imagem. Retrato sem sombra fica chapado, parece foto de RG, você não percebe a real forma do rosto da pessoa.

2º Pecado – não entender as regras de proporção de luz – infelizmente, não basta apenas colocar as duas fontes de luz em cargas diferentes. Existem regras de proporção de luz, ou seja, o quanto o flash principal vai estar mais forte do que o flash secundário. Existem proporções específicas para o tipo de foto que você quer fazer. Isso vai influenciar a quantidade de sombras e o contraste da foto. Na proporção de luz, cada fonte de luz deve ter uma fotometria independente e, depois de determinada a proporção, fazemos uma fotometria com todas as luzes ligadas. Para facilitar esse processo é interessante ter um fotômetro de mão, o que deixa tudo mais confortável e tranquilo, mas é possível fazer no olhômetro e chegar a um resultado bem interessante.

Por exemplo:

Imagine uma proporção 2:1. Isso quer dizer que a fonte de luz principal vai estar com o dobro de carga que a luz secundária (de preenchimento). Então eu ligo apenas a minha luz principal e faço a regulagem dela. Normalmente, o fotógrafo já determina o quanto vai querer de luz. Por exemplo, eu quero que minha luz principal seja um f/8. Então eu vou mudando a distância e a carga do flash até que essa luz seja um f/8 (não sabe do que eu estou falando? Então assista esse vídeo). Se a minha luz principal está em f/8, e eu quero que a luz de preenchimento seja a metade da carga, então agora eu tenho que ligar apenas ela e regular para que ela seja uma f/5,6. Depois de acertar as duas luzes, eu ligo todas e faço a fotometria com o fotômetro das duas luzes ligadas. Assim, eu chego a minha proporção de 2:1. Esse é um conhecimento que não se encontra no Youtube, pois a maioria dos fotógrafos novatos nem sabe que isso existe. As contas vão ficando mais complicadas conforme você aumenta a proporção ou adiciona fontes de luz.

Utilizando essa proporção, que é a mais fácil, eu trabalho com os seguintes esquemas de luz no estúdio.

01 – O primeiro esquema é bem simples, e ele utiliza apenas uma fonte de luz. O resultado é uma luz com muito brilho de um lado, sombras quem demarcadas do outro e muito contraste na foto, o que eu gosto muito e acho bem interessante para fotos em preto e branco. No estúdio eu costumo usar apenas duas lentes. Ou a 50mm f/1,8 ou a 70-200mm f/4. A fonte de luz utilizada é um octobox da triopo de 120cm (esse veio direto da Aliexpress) juntamente com um flash Godox SK3000 II. A câmera não importa, pois em estúdio a quantidade de luz e qualidade da luz é suficiente para utilizar qualquer câmera atualmente a venda no mercado.

02 – O segundo esquema de luz também utiliza uma fonte de iluminação e também vai produzir um resultado bem dramático. Nessa opção o flash está colocado de forma frontal à modelo e acima da cabeça dela, iluminando de cima para baixo, o que causa um degrade de luz no corpo dela (forte no rosto e ficando mais fraca ao longo do corpo). A maior parte dos fotógrafos gosta de utilizar um Beauty Dish como modificador de luz, o que produz uma luz muito dura, mas nessa foto estou usando um refletor parabólico com colmeia. A luz fica até um pouco mais dura, mas gosto dessa dramaticidade na imagem.

03 – Aqui começo a utilizar duas fontes de luz em uma configuração que gosto de chama de luz cruzada. Tenho uma luz principal frontal a 45º da modelo e outra fonte de luz, de preenchimento, exatamente na mesma linha da luz principal, que que atrás da modelo. Elas estão na proporção 2:1 , mas o modificador de luz na parte de trás é menor, o que gera uma luz mais concentrada, levemente mais dura e brilhante, o que pode ser visto no ombro da modelo. A fonte de luz principal é um octabox de 120cm e a luz de preenchimento é um octabox de 60cm com um flash dedicado da Godox. Além de dar um recorte na modelo, a luz na parte de trás também da um destaque ao cabelo da modelo.

04 – Esse tipo de iluminação eu comecei a brincar uns anos atrás e gosto muito do resultado. Duas fontes de luz colocadas do lado da modelo e com a mesma carga. O resultado é uma zona de iluminação bem delineada nos dois lados da modelo e uma zona de sombra no meio do corpo. Ótimo para fotografia em preto e branco, ou de nu artístico. No caso da foto abaixo, os modificadores de luz foram duas sombrinhas de 100cm da marca Greika.

05 – E, por fim, uma variação do esquema de luz anterior, mas esse não fornece muito contraste. As fontes de luz estão levemente atrás da modelo e apontadas para ela. Aqui, foram utilizados dois octobox, o de 120cm e o de 80cm, mas com a proporção de luz 2:1. O fato das luzes estarem vindo de trás da modelo cria as zonas de iluminação do lado do corpo, mas um pouco da luz vaza para o meio do corpo atenuando as sombras na parte central do corpo. Eu gosto do resultado pois fica dramático e pode ser utilizado tanto em fotografia preto e branco quanto em fotografia colorida.

Esses são alguns dos esquemas que utilizo em fotografia de estúdio. Claro que toda regra existe para ser quebrada. Você pode ter a liberdade e criatividade para colocar as suas luzes em qualquer posição, o que vale é o resultado final.

 

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