Em 2023 me propus a fazer um novo projeto fotográfico envolvendo novamente as mulheres pretas da região e aprofundando no tema das religiões de origem africana. Deusas ou Orixás nasceu da necessidade de discutir o papel das religiões de matriz africana na sociedade brasileira e também o poder da mulher preta em nossa cultura e sociedade. Levando em conta que, mesmo com o avanço das informações e do pensamento crítico na sociedade, ainda existe muito preconceito em relação às religiões de origem africanas, existe a necessidade de ações mostrando o real significado dessas religiões e sua mensagem positiva. Esse projeto visa mostrar para as pessoas as figuras dos Orixás e sua beleza. Nessa primeira parte do projeto trabalhamos apenas com as Orixás femininas, também conhecidas como Yabás (Mãe Rainha), sendo que os Orixás masculinos serão representados na segunda parte do projeto. A metodologia é simples: um ensaio fotográfico com as cores de cada Yabá em seu local de poder, geralmente na natureza, já que os Orixás possuem esse poderoso vínculo com o meio ambiente. As Yabás são Oxum, Yansã, Obá, Nanã, Ewá e Iemanjá.
Esse primeiro ensaio que mostro hoje foi feito com a Aline Mazzi, moradora do município de Álvares Machado. A Aline me segue no Instagram e se prontificou a participar do projeto quando coloquei um pedido para voluntárias lá na rede social. Conversamos por um tempo e acertamos o ensaio em um dia de semana durante a manhã. O local para as fotos foi uma cachoeira perto da cidade de Presidente Prudente que todos conhecem como Cachoeira dos Amigos. O local é bem conhecido dos praticantes das religiões africanas e muito utilizado para rituais, inclusive um ritual estava acontecendo no dia que realizamos o ensaio. Acredito que a experiência foi gratificante tanto para fotógrafo quanto para a modelo e todos nos divertimos muito durante as fotos.
Aline representou a Orixá Ewá. Ewá ou Yewá é a Orixá da vidência e do sexto sentido. Ela é filha de Oxalá e Nanã, irmã de Oxumaré e Obaluaiê. Conhecida por sua aparência exótica, Ewá é também símbolo da beleza e sensualidade, mas nunca se entregou a nenhum homem, se conservando casta e se tornando protetora de tudo que é virgem e puro, desde o ser humano até mesmo as florestas e rios. As cores de Ewá são bem femininas: coral, rosa e vermelho vivo.
Abaixo temos algumas fotos do ensaio. O projeto Deusas ou Orixás foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura. As fotos do projeto estarão expostas no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente durante o mês de julho de 2024.
Pensando na questão da acessibilidade, a exposição está sendo realizada em um local de fácil acesso, sem escadas e durante a última semana de julho temos a possibilidade de visitas monitoradas com tradutor de líbras. Informações sobre essas visitas agendadas através do whatsapp 18-99140-7873.
Para quem não me conhece, eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo, morador de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Sou fotógrafo há quase 30 anos e especializado em retrato feminino e ensaio fotográfico sensual e de nu artístico. Também sou professor de fotografia e ensino você a fazer fotografias como essas. Entre em contato para informações e orçamentos. Quer ver mais fotos de ensaio fotográfico? Então é só dar uma olhada em nosso Instagram.