Você já viu algum coach de fotografia, ou mentor, prometendo ensinar para você os grandes segredos da fotografia? Alguns anos atrás tivemos um curso correndo pelas redes sociais prometendo ensinar os pilares da fotografia. Outra chamada bem sensacionalista é quando prometem ensinar os segredos que os fotógrafos profissionais não querem que você saiba. Isso é o que se chama, comumente na internet, e clickbait. Uma chamada sensacionalista que causa curiosidade e leva o internauta a clicar no link. Normalmente as chamadas sensacionalistas são apenas isso e não entregam nada de espetacular. Nesse caso específico da fotografia também funciona desse jeito.
Sendo bem sincero para com vocês, não existem segredos na fotografia. Desde que foi descoberta, em 1826 pelo francês Joseph NicéPhore Niépce, e apresentada ao mundo em 1839 pelo também francês Louis Daguerre, todas as particularidades e especificidades da fotografia são de conhecimento público. Todos os detalhes da técnica fotográfica estão disponíveis em livros, revistas, sites da internet e vídeos no Youtube. Muita informação que, nos dias de hoje, pode ser acessada por qualquer um em um smartphone. Admito que ter um professor de fotografia pode facilitar o processo para o iniciante. Pois o que pode ser uma vantagem também se configura como uma desvantagem: temos muita informação disponível e ter um guia para mostrar o melhor caminho a seguir no começo pode ser muito interessante.
O vídeo abaixo eu gravei para postar em meu canal no Youtube. Nele eu falo da quantidade de informação que está disponível na internet sobre a fotografia e também conto, sem rodeios, quais os segredos para você ter uma boa fotografia. Um conhecimento que está disponível para todos, mas que pode se perder no meio de toda a informação que está disponível. É só desvendar esses segredos, que na realidade são apenas dois. e você terá um grande desenvolvimento em sua fotografia.