Existe diferença entre fotografar modelos amadoras e modelos profissionais? Sim, muita diferença. Normalmente a modelo profissional é treinada para ser fotografada. Ela sabe as poses básicas e consegue desenrolar o trabalho de maneira máis ágil. Ou seja, você não perde tempo criando poses e o direcionamento da modelo é mais intuitívo e rápido. Se você vai fotografar um catálogo de loja de roupa com mais de 200 peças em uma tarde, ter uma modelo que cria as poses em sequência vai tornar seu trabalho muito mais rápido é confortável.
Mas, nem todo mundo trabalha no ramo de fotografia profissional de moda. Os ensaios fotográficos que vendemos são basicamente para pessoas que nunca foram modelos fotográficos. Elas não entendem de pose e nem do desenvolvimento do trabalho. Então, elas dependem do fotógrafo para tudo. Temos que criar as poses, o posicionamento, as expressões faciais, como colocar a mão de maneira certa nessa pose e até ajudar a escolher as roupas para o ensaio. Eu digo para meus alunos que ensinar a técnica da fotografia, como composição, iluminação e regulagem dos equipamentos, é um trabalho que consigo passar para eles em algumas horas. Porém, o complicado, e que vai levar anos para o fotógrafo desenvolver, é o que chamamos de direção de modelo. Isso mesmo, como interagir com a pessoa que está sendo fotografada e fazer o ensaio caminhar da melhor maneira póssível.
Por isso achei bem interessante o vídeo da fotógrafa rene Rudnyk que nos coloca 5 dicas interessantes sobre como trabalhar com modelos que não são profissionais. Achei todas elas bacanas e vou falar um pouco de cada uma.
1 – comece com poses fáceis – se procurar na internet você vai achar dezenas de guias de poses. Eles sempre existiram, mas antes da internet eram livros. Você vai perceber que existem poses intrincadas e, algumas, poderiam ser executadas por contorcionistas de circo. Separe poses simples para começar o ensaio Aqui cabe ao fotógrafo fazer um trabalho de curadoria dessas poses, ter referências para construir o trabalho e saber passar as instruções de forma satisfatória, simples e clara para sua cliente.
2 – Evite fotografar de frente – aliás, essa é uma das regras básicas do retrato. O corpo, fotografado de frente, cria uma proporção meio estranha entre tronco e cabeça. O trabalho principal do fotógrafo é quebrar essa proporção e criar uma imagem mais equilibrada e esteticamente mais bonita. Peça para a modelo virar um pouco o ombro na direção do fotógrafo, colocar o peso apenas em uma perna, jogar o quadril um pouco para o lado e fazer com que o posicionamento das mãos crie formas germétricas no corpo. Você vai perceber que a imagem vai ficar muito mais agradável.
3 – Faça direcionamento – sim, você precisa direcionar a modelo para o que você quer. Assim como na dica anterior, onde criamos uma pose, a direção é mais complexa, pois além da pose você tem que criar sentimentos. Ajudar a conduzir o olhar da modelo, criar expressões faciais que gerem emoções, onde posicionar e como relaxar as mãos (nada reflete mais o nervosismo de sua modelo do que as mãos). Dessa forma voce vai conduzindo sua modelo para o desenvolvimento natural da postura e das poses.
4 – Converse muito com a modelo – Acho que você já percebeu que não é possível realizar esse trabalho sem conversar muito com a pessoa que estamos fotografando. Então, se você tem dificuldade de interagir com as pessoas, esse pode ser um grande problema para você na fotografia de pessoas. Eu gosto muito de conversar com a modelo, desde assuntos genéricos até os assuntos relacionados com a fotografia. Sempre que mudo a posição de uma fonte de luz ou configurações da câmera eu explico para a modelo o que está acontecendo para que ela saiba o que eu estou fazendo e o motivo. Isso serve para criar confiança e para ela perceber que eu sei o que estou fazendo. Nada deixa a modelo mais nervosa do que o silêncio e a impressão de que você está perdido no que está fazendo.
5 – Guarde as melhores ideias para o fim – O certo para qualquer ensaio fotográfico é ter planejamento. Você sabe o local da sessão, a maneira como a luz vai estar no horário marcado, as roupas que a modelo vai usar e, consequentemente, você criou um plano de poses e situações para o desenvolvimento do ensaio. Guarde as melhores poses, situações e roupas da modelo para o final do ensaio. Nesse momento ela vai estar relaxada, já vai estar dando risadas, contribuindo para as mais diversas poses e as imagens resultantes nesse momento serão as melhores do ensaio.
Dicas básicas e simples que qualquer um pode seguir e transformar a qualidade do seu ensaio fotográfico. Abaixo o vídeo original em inglês para quem quiser ver os exemplos.