Olá pessoas, aqui é Gilson Lorenti e hoje vamos falar de fotografia de retratos e as verdades incontestáveis que ouvimos de grandes fotógrafos, ou em canais do Youtube, que são pura besteira. Vivemos em um momento muito bacana da tecnologia. A internet possibilitou que todo mundo pudesse se tornar um produtor de conteúdo. Isso é legal, pois conheço muita gente que possui conhecimento gigantesco sobre os mais variados assuntos e nunca teve a oportunidade de dividir suas experiências. Tudo começou com os blogs e depois migrou para os podcasts e vídeos.
Porém, da mesma maneira que existem ótimas fontes de informação na internet, também temos gente falando muita besteira. É normal eu me deparar com canais com milhares de seguidores compartilhando e disseminando informações erradas em relação à técnica fotográfica. Claro que cada um tem direito a ter sua própria opinião (o que tem sido bradado na internet brasileira como liberdade de expressão), mas quando estamos falando de física e matemática (a base da técnica fotográfica) fica meio complicado ter uma opinião que quebre as leis que regem essas duas ciências.
Mas, falando de retratos, também existem mitos propagados que são errados ou enganosos. Por isso que achei bacana o vídeo de Miguel Quiles e Manny Ortiz que se juntaram para levantar 5 ditas “verdades” da fotografia de retratos que são pura besteira. Eu vou citar esses pontos abaixo e colocar minha própria visão sobre cada um deles. Você pode ver o vídeo original no final deste texto.
1 – Suavização de pele
Todo mundo que trabalha com retratos tem uma técnica bacana de suavização de pele via photoshop para seu trabalho. Algumas são intrincadas e outras até bizarras. Basta colocar o termo na busca do Youtube e você vai encontrar inúmeras receitinhas de bolo de como deixar limpa a pele da sua modelo. Porém, todas essas técnicas possuem uma coisa em comum: não existe a menor possibilidade da pessoa parecer natural. O caminho ´é mais complicado do que usar várias camadas de Photoshop. Você precisa ter uma boa maquiadora trabalhando com você (e não estou falando da sua sobrinha que gosta do assunto), pois maquiagem para fotografia é diferente da maquiagem que a pessoa usa para sair no fim de semana. Depois de uma boa e competente maquiagem, você deve criar a iluminação ideal para o tipo de pele da pessoa que vc está fotografando. Seguindo esses dois passos você terá pouco trabalho na pós produção e uma tonalidade e textura de pele bem próximo do natural.
2 – Não é seu trabalho deixar sua modelo a vontade
Essa parte do vídeo é uma alfinetada na fotógrafa Annie Leibovitz. A fotógrafa, uma das retratistas mais famosas do mundo, afirmou em sua master class que não é trabalho dela deixar a modelo a vontade para a sessão de fotos. Talvez, no alto de seu conhecimento (e arrogância) seja normal para a fotógrafa não querer ter essa responsabilidade, mas para os meros mortais não é assim que funciona. Nós que trabalhamos com pessoas comuns, e até modelos profissionais. precisamos trabalhar a conexão com a pessoa fotografada. Isso vai impactar diretamente na qualidade das fotos e, já que estamos vendendo esse produto, é de nosso interesse que tudo fique o melhor possível. Digo para meus alunos que é possível aprender quase tudo sobre técnica de retratos em dois dias, mas se conectar e dirigir uma modelo é trabalho para o resto da vida e muita gente não consegue desenvolver esse lado mesmo com anos de tentativas.
3 – Você tem que saber usar o flash
Embora eu seja um grande admirador e utilizador da luz de flash não é absolutamente necessário que você o utilize ou entenda. Minha esposa mesmo é fotógrafa de gestantes e ela não utiliza o flash, trabalha apenas com luz natural. Na realidade, o que você deve entender é a luz em geral. Como ela funciona, como rebater, como usar difusores, luz suave, luz dura e assim decidir o que melhor combina com seu trabalho. Entendendo a luz você é capaz de trabalhar com qualquer tipo de fonte e realizar um trabalho magnífico.
4 – Fotógrafos experientes não fazem fotos ruins.
Sinceramente, essa eu nunca vi na internet e até acho que ninguém seria louco de falar tal besteira. Todo mundo faz fotos ruins. Até o mais experiente dos fotógrafos. O que nos difere dos amadores é que temos que ter um bom senso de curadoria. Olhar nosso trabalho e identificar as fotos que não ficaram tão boas assim e as que foram um completo desastre. Pedir opinião de um amigo sincero pode ser uma boa nesse momento, já que temos um vínculo emocional com nossas fotos. A regra é clara. Quer ser considerado um bom fotógrafo? Nunca mostre suas fotos ruins.
5 – Você precisa de um filtro UV em sua lente
Acho essa uma das maiores e mais idiotas lendas da fotografia. Muitos dizem que o filtro UV deve ser acoplado à sua lente para proteção. Porém, lentes não são tão frágeis como você pode pensar. Elas são bem resistentes e duronas. E filtros UV de boa qualidade custam muito caro. Então, se você está usando um filtro baratinho em sua lente o resultado é perda de nitidez e até de luz. Se livre dos filtros e melhore a qualidade de suas fotos;
São apenas 5, mas poderiam ser mais besteiras que todos afirmam ser verdade. O que importa é sua experiência e saber filtrar as informações que recebe. Com o tempo a gente aprende a separar o que é importante e o que é lixo na rede.
https://youtu.be/ekQbez1XVpw