Opiniões negativas, ou melhor, opiniões tóxicas, como a galera da lacração gosta de falar, são normais na internet e até dentro de um grupo específico. No caso, estamos falando de fotógrafos, o grupo mais maluco e desunido que conheço. Entra a galera acontece picuinhas, discussões sem sentido e o ego é um fator importante para entender como todo mundo parece ser esnobe (e no fundo pode ser mesmo).
Tendo em mente esse assunto, o fotógrafo Miguel Quiles fala sobre 5 opiniões tóxicas sobre a atividade fotográfica que ninguém gosta de ouvir e que parecem ser verdades na cabeça de muita gente. Concordei com quase tudo o que ele disse, mas vou dar minha palhinha de opinião em algumas delas.
01 – Você não pode tirar uma foto ruim de um assunto bonito.
Essa é a opinião que mais vou divagar. Desde os meus tempos de amador tem uma expressão que sempre gosto de usar. Se percebo que a foto vai ficar boa eu digo: essa nem a cybershot estraga. Mas, é uma inverdade. O assunto ser bonito não garante uma boa foto. Todo mundo faz foto ruim em qualquer sessão, tanto que não mostramos todas as imagens que fazemos. Fazer uma boa foto, mesmo de um assunto bonito, deriva de anos de estudo e senso de estética. Mas, temos um fenômeno bem interessante dentro desse assunto. Fotógrafos que só sabem fotografar coisas bonitas. Explico. Temos alguns fotógrafos que tão os mais caros do mercado que são muito bons em fotografar eventos lindos, caros, bem iluminados e cheios de gente com estilo. Mas, são muito ruins em eventos comuns. Ou seja, sua fotografia é bonita ou você só fotografa coisas bonitas?
02 – o trabalho de outro fotógrafo é melhor que o seu
O que é ser melhor? Aqui entramos na subjetividade da fotografia. O que é bom para mim pode não ser bom para você. O que é agradável para mim pode não ser agradável para você. Então, não existe fotógrafo melhor ou pior, existem trabalhos diferentes. E cada trabalho diferente vai agradar um público específico.
03 – esse retoque está errado
Segue a mesma linha do pensamento anterior. Vejo muita gente criticando a forma que um coleguinha edita uma foto, mas a forma de edição de sua imagem também faz parte do seu olhar e pode ser muito subjetivo. Conheço muito fotógrafo aqui na cidade que, em minha opinião, pesa um pouco a mão nos retoques, mas os clientes gostam e é isso que importa. Também temos os zé ruelas que possuem aquele discurso que a fotografia não pode ter retoques, deve sair da câmera já feita, assim como era no filme. Esses animais esquecem que o retoque da fotografia de filme era feita nos laboratórios de revelação e que, se eles desconhecem isso, não deveriam nem estar dando opiniões por ai.
04 – Melhor equipamento te torna um fotógrafo melhor
Pior conselho que alguém pode te dar. Conheço gente que acredita nisso sem questionar. Trocam de câmera, trocam de lente, mas sempre continuam fazendo a mesma fotografia. Mas, estudar os conceitos básicos e entender de luz eles não querem, pois é difícil. Eu gosto muito do flickr, uma das primeiras redes sociais de fotógrafos da internet, pois lá é possível pesquisar fotos pelo modelo das câmeras. Procure por lá o que as pessoas fazem com sua câmera e veja se você já atingiu o nível técnico apresentado nas imagens. Se a resposta é não, então o que importa é estudar e não comprar um novo equipamento.
05 – Fotógrafos de luz natural são inferiores
Sim, tem gente que acredita que os fotógrafos que fazem retrato com luz natural são inferiores por não saberem como trabalhar com luz artificial. Aqui entra novamente a questão do estilo. Aqui em casa eu e minha esposa somos fotógrafos. Eu gosto de usar luz artificial e ela a luz natural. É questão do que você quer mostrar e do que você quer fazer. Eu faço ensaios com luz natural quando quero mudar a linguagem e fazer algo diferente. Vai depender daquilo o que você gosta e, no caso do profissional, aquilo que o seu cliente quer.
O que importa é sermos mais humildes e ter amente aberta para qualquer possibilidade. Fugir dessa ideias pré-concebidas é muito importante para o seu desenvolvimento. Veja o vídeo original (em inglês) abaixo.