Mais de 10 anos atrás a Panasonic e a Olympus entraram em um acordo para desenvolver as primeiras câmeras mirrorless. Depois dos primeiros lançamentos muitos outros fabricantes seguiram a tendência. A ideia era interessante. Vamos diminuir o tamanho e peso de uma câmera reflex, mas mantendo a qualidade de imagem e tudo mais que for positivo. O resultado foi uma câmera de ótima qualidade com baixo peso e tamanho reduzido, mas com alto valor de venda.
Talvez, por conta do preço, o consumidor não abraçou a ideia. Câmeras reflex de entrada continuavam sendo bem mais baratas, e os equipamentos mirrorless não decolaram com grande força. O resultado é que os fabricantes passaram a apostar em equipamentos profissionais e as mirrorless mais baratas desapareceram. Muito perigoso para um ecossistema só apostar em quem tem muita grana. Mas, o futuro é voltado para as câmeras em espelho e os fabricantes precisam iniciar uma linha de equipamentos de entrada para fisgar os fotógrafos iniciantes.
São esses fatos que levaram a Nikon a anunciar o desenvolvimento de um equipamento cujo custo seria de US$ 800,00, uma clara tentativa de formar um público desde o início. Mas, a Fuji já possui uma linha de equipamentos com valor mais camarada. A empresa anunciou hoje o lançamento da X-A7, uma mirrorless de entrada com corpo compacto, design retrô e muita qualidade de imagem.
A câmera está equipada com um sensor CMOS APS-C de 24,2 megapixels de resolução máxima e com uma faixa de ISO nativo de 200 a 12.800. A câmera possui um sistema aprimorado de foco automático e detecção de rosto, o que torna o equipamento, segundo a Fuji, ótimo para fotografar assuntos em movimento ou com pouca luz. A câmera também faz vídeos em 4K com 30 quadros por segundo e pode disparar até 6 fotos por segundo no modo contínuo. O equipamento não possui visor ótico e conta com uma tela LCD articulada de 3,5 polegadas com 2,75 milhões de pixels e sensível ao toque.
Outras perfumarias do equipamento são a conexão wi-fi, blueetooth, duração da bateria de 440 fotos por carga, Modo Bright (fotos HDR fáceis), modo Light Trail (para fotografar trilhas leves) e um minúsculo flash pop-up.
A câmera pesa apenas 320g e vai chegar ao consumidor em 24 de outubro com a lente do kit Fujinon XC 15-45mm f / 3.5-5.6 OIS PZ ao valor de US$ 700,00. Ainda está longe do valor de uma câmera reflex de entrada, mas já é um começo.
Fonte: Petapixel