Muitos fotógrafos afirmam que trabalhar para a NASA é desafiante e ao mesmo tempo frustrante. A agência espacial tem um longo histórico de manter fotógrafos para executar belíssimas fotos que fazem parte de sua estratégia de propaganda e documentação de seus trabalhos. A parte frustrante é que todas as fotos produzidas são de domínio público e são divulgadas ao público sem o nome do fotógrafo. Todas elas são marcadas apenas como “foto da NASA”.
Por isso que em 2018 foi criado um concurso fotográfico interno para dar um pouco de reconhecimento para esses profissionais. A ideia foi de Maura White, chefe de missão da NASA, e o concurso se chamou Fotógrafo do Ano da NASA e foi uma combinação de “competição amigável, direito de se gabar e reconhecimento por ser tão crucial para a missão da NASA”. O concurso coloca todos os fotógrafos da NASA (cerca de 70) um contra o outro para ver quem tirou as fotos mais atraentes no ano anterior. As inscrições são julgadas por especialistas como o astronauta Don Petit e a editora de fotos da revista Air & Space da Smithsonian Caroline Sheen.
Infelizmente, ao que parece, a NASA não se preocupa muito em divulgar esse concurso interno para o mundo. Tirando a cobertura da revista Air & Space, a única divulgação que a agência deu para as fotos foi uma pequena menção em seu twitter oficial. Realmente merecia um pouco mais de destaque, pois são incríveis exemplos de fotografia documental de um tema que poucos possuem acesso. Vejam abaixo os vencedores de cada categoria.