Você gosta de rock? Então já deve ter ouvido, visto ou pelo menos conhecer as artes das capas dos discos do Led Zeppelin. O grupo é uma das grandes bandas de rock das décadas de 60 e 70 e se mantem como preferência de muita gente até hoje. Comparado com alguns outros grupos, a banda gravou poucos álbuns, mas deixou sua marca eterna na história da música.
Nessa semana, o primeiro disco do Led Zeppelin voltou às manchetes dos sites especializados, mas não por conta de sua música, e sim por causa da arte da capa. Essa arte foi feita em papel vegetal com vários pontos, fazendo uma representação do incêndio do Zeppelin Hindenburg em 1937. A imagem, que pode parecer até uma foto em baixa resolução, é muito bacana e uma boa representante da técnica.
George Hardie, o autor da ilustração, é um renomado designer da Inglaterra e que agora tem 74 anos. Ele recebeu o valor de £ 60 para reproduzir na ilustração a sua versão da imagem feita pelo fotógrafo Sam Shere. Segundo Hardie, ele guardou em uma gaveta a ilustração original e nunca mais pensou nela. Ele se aposentou em 2014 do cargo de professor de ilustração na Universidade de Brighton e, ao revirar antigos baús, encontrou uma pasta extremamente limpa, lacrada e bem conservada. Grudado na pasta um recado escrito por um dos antigos colaboradores de Hardie que dizia: “fundo de pensão de G”. Dentro da pasta estava a ilustração original e esquecida há 50 anos.
O designer ofereceu o desenho para leilão para a casa Christies e a estimativa era vender a obra por £ 25.000. Nessa semana, ao final do leilão, o desenho foi arrematado por £ 260.500.
Nunca subestimem o valor da cultura pop.
George Hardie nasceu em 1944 e trabalhou como designer gráfico, ilustrador e educador. Ficou muito conhecido por produzir designer e ilustrações para capas de grupos de rock na Inglaterra. Além da capa do primeiro disco do Led Zeppelin ele também é responsável pelas cadas de grandes discos, como Dark Side of the Moon do Pink Floyd, Somethin’s Happening do Peter Frampton, The Lamb Lies Down On Broadway do Genesis, Technical Ecstasy do Black Sabbath entre outras. Você pode ver todas as capas produzidas por Hardie nesse link do discogs.
Fonte: Daily Mail