Sei que muita gente não cai nesse tipo de golpe, mas vale a pena sempre estar avisando aos amigos sobre essas coisas. Alguns fotógrafos nos Estados Unidos estão recebendo uma mensagem em suas contas no Instagram falando sobre uma possível violação de direitos autorais em uma de suas fotos e que seria necessário clicar em um link para pedir revisão dessa avaliação, ou a conta seria encerrada em 24 horas. A mensagem recebida é a seguinte:
“Olá, usuário do Instagram!
Violação de direitos autorais! Uma violação de direitos autorais foi detectada em uma postagem em sua conta. Se você acha que a violação de direitos autorais está incorreta, envie um feedback. Caso contrário, sua conta será encerrada em 24 horas. Você pode dar feedback no link abaixo. Obrigado pela sua compreensão.
Formulário de Copyright;”
Eu suprimi o link para o formulário de contato para não ter perigo de alguém clicar por acidente. Mas, o endereço leva a uma página onde são solicitados todos os seus dados do Instagram, inclusive a senha. A mensagem é enviada de uma outra conta do Insatagram chamada The North Face Chile. A conta é privada, não tem foto de perfil, não segue ninguém mas possui mais de 100 mil seguidores. Pode ser uma conta legítima que foi invadida pelos bandidos, mas é muito suspeita.
E qual o motivo de roubarem uma conta do Instagram? O número de seguidores legítimos que você tem. Eu já tive minha conta do Twitter roubada por ser uma conta com verificação. Com ajuda de amigos que tinham contato com a empresa eu consegui recuperar minha conta e estou com ela até hoje. Essas coisas no mundo virtual valem muito e existem várias técnicas para rouparem seus dados.
Sempre suspeite de mensagem que levam você para domínios fora do oficial do serviço e com erros de gramática ou concordância nas frases. Na dúvida, entre em contato com o canal oficial de dúvidas do serviço. Todo cuidado é necessário. E, acima de tudo, possuam senhas fortes e, quando disponível, a verificação em duas etapas.
Fonte: fstoppers