Faz tempo que escrevo sobre isso. Tenho uma atração muito grande por pessoas que sofrem acidentes idiotas por conta de fazer uma foto bacana. Alguns anos atrás escrevi um texto com esse tema no Meiobit, mas nada muda e as coisas continuam acontecendo. Por conta da cultura do Selfie e do poder das redes sociais, pessoas se colocam em perigo para poder realizar uma imagem bacana e impressionar seus seguidores.
Isso aconteceu novamente no dia 25 de junho no parque Parque Nacional de Yellowstone. Uma visitante do parque, de 72 anos, foi atacada por um bisão selvagem depois de, segundo testemunhas, ter ficado a menos de 3 metros do animal seguidas vezes para poder tirar uma foto. O incidente ainda está sob investigação da administração do parque, mas os guardas florestais estão aproveitando o acontecido para reiterar sobre as normas de segurança no que diz respeito ao avistamento de animais selvagens no parque.
“A série de eventos que levaram ao ataque sugere que o bisão foi ameaçado por ser abordado várias vezes a menos de três metros”, segundo Chris Geremia, biólogo sênior de bisões de Yellowstone. “Os bisões são animais selvagens que respondem a ameaças, exibindo comportamentos agressivos como bater no chão, bufar, balançar a cabeça, berrar e levantar o rabo. Se isso não fizer a ameaça (nesse caso, era uma pessoa) se afastar, um bisão ameaçado poderá atacar. ”
Podemos ver que, além do desrespeito às normas de segurança e convívio com animais selvagens do parque, a “fotógrafa” também não teve bom senso ao perceber que o animal estava estressado e poderia atacar. Os guardas florestais do parque responderam imediatamente ao incidente, prestando assistência médica até a chegada de um helicóptero para levar o campista ao Centro Médico Regional de Eastern Idaho. Não foram dados mais detalhes sobre a condição da campista, mas Yellowstone diz que o incidente está “sob investigação”.
A administração do parque afirma que os campistas são informados que devem manter uma distância de pelo menos 25 metros de animais selvagens grandes ( bisão, alce, carneiro selvagem, veado e coiote) e pelo menos 90 metros de ursos e lobos. Um dos mandamentos do fotógrafo de natureza é sempre respeitar as normas do local que está visitando e fotografando. Infelizmente, o público em geral parece não gostar muito de obedecer normas de segurança.
Fonte: CNN