E mais mudanças no Instagram estão chegando. Pode parecer uma coisa um pouco estranha e exagerada para os brasileiros, mas no mundo civilizado (Europa e Estados Unidos) existe uma preocupação gigantesca sobre como as redes sociais podem influenciar negativamente adolescentes. Principalmente no que diz respeito aos crescentes casos de anorexia e bulimia entre os jovens. A teoria é de que as propagandas e postagens que contenham pessoas com formas físicas manipuladas possam levar os jovens a tentarem alcançar um ideal de corpo inalcançável. Várias leis aprovadas nos últimos anos em território Europeu visam dificultar a utilização desse tipo de imagem e até a obrigatoriedade de exibir um aviso na propaganda quando a pessoa retratada sofreu alterações físicas via software.
Agora o Instagram está entrando nessa política também. Várias mudanças estão sendo feitas na plataforma nos últimos meses que, segundo os responsáveis, seriam para diminuir uma fama negativa que o Instagram adquiriu nos últimos dois anos. A primeira mudança de impacto, e que ainda está em fase de testes, foi a supressão do número de curtidas de uma foto. Vários influenciadores reclamaram muito dessa medida, mas parece que é uma coisa que veio para ficar. Agora, em uma nova determinação, o Instagram vai suprimir da timeline de pessoas menores de 18 anos postagens sobre produtos dietéticos e cirurgias plásticas estéticas. Isso se deve ao crescente número de influenciadores que estão fazendo propagandas desse tipo de produto. E mais, postagens que contenham dietas milagrosas ou produtos para perda de peso serão sumariamente excluídas. Agora esse tipo de postagem vai contra as normas da comunidade e os usuários poderão denunciar postagens que escapem da busca do algorítimo.
E sim, mesmo celebridades como Kim Kardashian não poderão mais compartilhar postagens como essa, de acordo com a gerente de políticas públicas do Instagram Emma Collins: “Se a publicação no Instagram de [uma Kardashian] for inserida na política de promoção de produtos dietéticos ou procedimentos à venda, ela será removida. Os Kardashians são pessoas com quem continuamos conversando em colaboração, eles serão informados da mudança.”
No fundo, o que o Instagram quer é controlar a manada. Por anos os usuários fizeram o que quiseram na plataforma e um grupo gigantesco de influenciadores utilizam o local para vender qualquer coisa sem controle nenhum dos administradores. Agora algumas regras estão sendo inseridas lentamente para controlar esse pessoal. O próximo passo é controlar o que é vendido como propaganda. Claro que o facebook vai querer uma fatia desse mercado que não rende nenhum centavo para eles. Muita gente vai reclamar, muita gente vai espernear, mas creio que a galinha dos ovos de ouro vai parar de render os trocados que o pessoal tanto gosta.
Fonte: DIY