Sei que esse tipo de notícia não é novidade, mas divulgar esses fatos são um alerta para algumas pessoas não fazerem uma estupidez. Existe uma estatística, que vem crescendo muito desde a popularização das redes sociais e da fotografia digital, que está ligada à pessoas que morrem ao tentarem fazer uma selfie bacana para postar e mostrar aos amigos. São pessoas que desrespeitam normas de segurança ou invadem locais proibidos para conseguir aquela foto exclusiva e acabam pagando com a vida por essa brincadeira.
Uma subcategoria dessa estatística diz respeito a pessoas que tentam fotografar animais selvagens de perto, invadindo seu habitat natural ou ultrapassando cercas de segurança em zoológicos ou reservas. O mais recente caso aconteceu no dia 19 de março no zoológico de San Diego. O animal, nesse caso um humano, achou interessante e válido invadir o espaço de um elefante africano para fazer uma foto. A parte mais revoltante é que o referido animal levou junto sua filha pequena. José Navarrete, de 25 anos, ultrapassou a barreira com sua filha e, enquanto eles posavam para uma foto, o animal correu em sua direção. Ele pulou a cerca, largou a menina no chão e voltou para buscá-la. Felizmente, não houve fatalidades e ninguém se machucou. Você pode ver o momento da fuga no vídeo abaixo.
Catherine Doyle, do PAWS, afirma que o elefante, uma fêmea chamada Chaba, estava apenas defendendo o seu território. “Ela estava respondendo da mesma forma que um elefante responderia a um intruso”. Ela acrescentou que parecia um ataque simulado, pois os elefantes fazem isso para assustar um intruso. “No entanto, se Chaba pensar que sua mensagem não estava sendo clara, poderia ter se transformado em um ataque mais sério”.
Mas, embora Navarrete tenha escapado do animal que o atacava, ele não escapou das acusações policiais. A polícia confirmou que o homem “queria tirar uma foto com o elefante africano”. Ele foi preso e acusado de negligência infantil, abuso infantil e invasão de propriedade. Ele está atualmente detido em uma prisão do condado de San Diego com fiança de $ 100.000.
As vezes fico chocado com a idiotice humana, e ainda mais colocando uma criança em perigo para se exibir. Normas de segurança existem para impedir esse tipo de acidente. Não estão lá apenas para privá-lo de uma experiência. Se você gosta do assunto, temos um podcast gravado sobre as selfies mortais. Já faz um tempo que foi lançado, mas ainda vale a audição.