O Gamma Ray é uma banda muito bacana. Para falar a verdade, um dos pilares do que chamamos de Heavy Metal Melódico. Kai Hansen fazia parte da formação original do Helloween e gravou os clássicos Keepers of the Seven Keys, mas cansou da vida na estrada (se bem que ele deve ter cansado mesmo dos malas que faziam parte a banda) e pulou fora. Algum tempo depois ele fundou o Gamma Ray, banda que seguia uma linha melódica e rápida. No começo o grupo contava com Ralf Scheepers como cantor, mas ele saiu em 1994 e Kai Hansen assumiu os vocais.
A banda lançou 11 álbuns de estúdio em 30 anos de estrada e 6 discos ao vivo. De maneira geral, é mantida uma alta qualidade em todos os discos, embora alguns sejam mais importantes, como Land of the Free (1995), Power Plant (1999) e Sign no More (1991).
Por conta da megareunião do Helloween, o Gamma Ray anda meio parado, mas isso não impediu o planejamento de um disco ao vivo para comemorar os 30 anos da banda. E nessa semana tivemos o lançamento do primeiro single do disco com a música Land of the Free. O disco vai mostrar a única apresentação do Gamma Ray em 2020, que foi uma live com os principais sucessos da banda e que foi ao ar em 27 de agosto de 2020 diretamente do ISS Dome em Düsseldorf, Alemanha.
A música já está disponível nos serviços de streaming e em um vídeo clipe no Youtube. O disco completo será lançado em CD duplo, DVD e vinil triplo (que vai custar o seu rim e outros órgãos) no dia 10 de setembro de 2021. Embora as coisas estejam meio paradas com a banda, Kai Hansen garante que está trabalhando em material novo e o próximo disco do Gamma Ray deve chegar ao público em 2022.