Não podemos negar. Uma grande fonte de marketing para fotógrafos são as redes sociais. E as principais redes sociais do momento são o Facebook e o Instagram. Por uma incrível coincidência do destino, as duas redes pertencem à mesma empresa. Fora o fato de que cada vez mais as duas redes levam o fotógrafo a investir dinheiro na divulgação de seu trabalho, ainda temos uma razoável margem de usabilidade com baixo custo em ambas. O Facebook, a meu ver, vem perdendo espaço dentro da estratégia de marketing digital do fotógrafo e o Instagram vem crescendo muito. Quando o flickr praticamente morreu como rede social de fotografia das grandes massas eu pensei que nenhuma outra rede poderia focar nesse tipo de divulgação, mas eu estava errado.
Mas, infelizmente, para tudo existem regras. Nem vou falar do pessoal que fica tendo ataque por conta do facebook proibir certos tipos de fotos. Se você utiliza uma rede social de uma empresa e concordou com os termos de uso dessa empresa, então não existe justificativa para cobranças. Não gostou? Basta procurar outra rede social. Mas, no nosso caso, estou falando de uma regra que afeta aos fotógrafos e a qualidade de imagem das fotos exibidas nas redes. Você já postou uma foto no Facebook, ou no Instagram, e achou que ela perdeu nitidez ou ficou estranha? Pois bem meu amigo, isso realmente acontece. Tanto Facebook quanto o Instagram estão preparados para receber imagens com um determinado tamanho (em pixels). Imagens que estiverem fora dos tamanhos determinados pelas redes sociais vão sofrer intervenção do software para que elas se adaptem às regras. E é essa intervenção que pode interferir na qualidade de sua imagem.
O Facebook aceita fotos em baixa, média e alta resolução. Mas, você deve seguir a indicação de resoluções do site. Ao exportar sua foto para publicação, seja no Lighroom, Photoshop, ou qualquer outro software de edição, você deve determinar que sua foto tenha, na largura, um total de 720 pixels (baixa resolução), 920 pixels (média resolução) ou 2048 pixels (alta resolução). Simples, não é? A densidade dos pixels (ppi) para web não tem importância. Eu, normalmente, exporto para o Facebook com qualidade 70 (no Lightroom). Essa é a taxa de compressão do JPEG que, para web, está muito boa. O Facebook também indica que as fotos de capa, tanto do perfil quanto das páginas, deve ter tamanho de 851 pixels por 315 pixels. Mas, aqui tem uma ressalva. O arquivo deve ter tamanho menor do que 100Kb, ou o algoritmo do Facebook vai aplicar uma compressão na qualidade do JPEG. Só para finalizar, toda foto para Facebook (e para a internet como um todo), deve ser exportada no espaço de cor sRGB.
O Instagram também possui regras bem interessantes sobre a publicação de imagens, mas não só quanto ao tamanho do arquivo, mas também quanto a sua proporção. Fotos carregadas com largura entre 320 pixels e 1080 pixels não terão mudanças na quantidade de pixels. Se você postar imagens com menos de 320 pixels na largura então o Instagram vai aumentar essa resolução (interpolação) até 320 pixels. Se você postar com mais de 1080 pixels então o Instagram vai diminuir a resolução de sua foto. Sabemos que processos automáticos desses serviços não oferecem uma boa qualidade. Então prefira redimensionar suas fotos no tamanho correto antes de enviar a imagem. Quanto à proporção, as imagens devem estar entre 1,91:1 e 4:5. Resumindo, a altura da imagem deve estar entre 566 pixels e 1350 pixels. Fora dessa proporção o Instagram vai realizar um corte em sua imagem. É possível inserir essas proporções nos programas de edição de imagem para já fazer o corte antes do upload de sua foto, garantindo uma boa visualização e obedecendo as normas de composição.
São cuidados simples para garantir a qualidade de sua imagem nas redes sociais. Essas informações foram retiradas diretamente das páginas de ajuda do Facebook e do Instagram.