Nas aulas de fotografia de alimentos, sempre digo que o objetivo da imagem é causar uma reação no observador. A imagem deve causar uma reação física, no caso fome ou água na boca, e uma reação psicológica ao criar o desejo de consumir o produto. Nesse quesito, o que importa é a beleza da imagem, e não necessariamente o sabor. Tem muito alimento que é feio visualmente, mas muito saboroso, e alimentos que são lindos, mas não tão gostosos. Infelizmente, na fotografia desse tipo de produto, temos que jogar apenas com a estética.
A fotografia de propaganda de fast food lida com isso em todas as produções. É preciso deixar o alimento muito mais bonito, suculento e apetitoso do que ele realmente é. Vocês podem conferir como isso funciona nesse vídeo feito pela própria rede do McDonald´s no Canadá.
E foi justamente uma propaganda do McDonald’s que levou uma pobre católica ortodoxa russa a cometer um grande pecado. A mídia estatal russa RIA Novosti relata que uma cristã ortodoxa chamada Ksenia Ovchinnikova abriu um processo contra a rede global de restaurantes fast-food por seu papel em estragar seu jejum durante a Quaresma, a prática religiosa de cerca de seis semanas em que os cristãos se preparam para a Páscoa por meio de coisas como oração, esmola e abnegação. Ksenia afirma que estava andando pelas ruas da cidade de Omsk durante o período da quaresma de 2019 e foi arrebatada pela foto de um hambúrguer na loja do McDonald’s oferecendo o Cheeseburger and Chicken McNuggets. Ksenia, que já estava há quase 30 dias sem comer carne ou derivados de animais, não resistiu à tentação e se deliciou com o prato.
Porém, ela afirma que se arrependeu imediatamente ao terminar a refeição e que em 16 anos ela nunca tinha quebrado o jejum da quaresma. Agora vem a parte engraçada. Ksenia está processando o McDonalds por conta de seu deslize e afirma que a empresa está violando a lei de proteção ao consumidor e que as empresas devem ser restringidas na forma como anunciam durante a quaresma. Segundo declaração da moça: “Peço ao tribunal que investigue e, se houver violação, obrigue o McDonald’s a me indenizar por danos morais no valor de mil rublos.” Só apontando que mil rublos equivalem a US$ 13,00 (aproximadamente).
Um porta-voz do bispo de Moscou declarou que Ksenia não precisava ir aos tribunais por conta desse assunto, bastava uma confissão. O processo ainda não andou nos tribunais russos, pois o pedido teve problemas de redação que o advogado de Ksenia ainda tem tempo para corrigir. Mas, mesmo que essa insanidade tenha prosseguimento, acredito que US$ 13,00 não será um grande desfalque para o McDonald’s. Acima de tudo, acreditamos que o fotógrafo da empresa merece um aumento por executar tão bem o seu trabalho.