O Instagram vem passando por várias renovações recentemente. Tirando a polêmica que caiu no mundo da fotografia quando o CEO da empresa afirmou que o Instagram não é mais uma ferramentas de fotografia e sim uma plataforma multimídia, a empresa também vem anexando várias novas funcionalidades ao seu serviço. Recentemente tivemos a adição do Controle de Conteúdo Sensível e agora novas ferramentas de privacidade e proteção contra ofensas vão passar a agir.
Algumas dessas ferramentas já existiam e foram aprimoradas. Outras passam a existir agora. A principal novidade é um recurso chamado Limites. Ao ativar essa funcionalidade o Instagram vai ocultar comentários e solicitações de mensagens diretas de pessoas que não seguem você. Ao fazer isso a empresa espera diminuir a ocorrência de agressões nos comentários, principalmente de perfis de pessoas públicas e empresas. Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, “Nossa pesquisa mostra que muita negatividade em relação às figuras públicas vem de pessoas que não as seguem de fato, ou que só as seguiram recentemente”. Muito útil para quem está sofrendo bullying, mas não quer desativar totalmente os comentários. Uma coisa que não é citada pelo Instagram, mas acontece muito também (pelo menos comigo) são spams enviados via mensagem direta. A pessoa não me segue, mas sempre envia anúncios. Isso é bem irritante.
Outra ferramenta que já existia, e foi melhorada, são os avisos de comentários ofensivos. Essa funcionalidade existe desde 2019 e avisa o usuário que seu comentário é potencialmente ofensivo (provavelmente analisando palavras chave) e que o comentário pode vir a ser excluído. Porém, esse aviso só aparecia quando o usuário tentava postar o comentário várias vezes. Agora, já na primeira postagem essa mensagem será mostrada.
E, por fim, temos o recurso Palavras Escondidas que foi colocado no ar no começo de 2021. Na prática funciona como um filtro. Você seleciona palavras e emojis que considera ofensivos e coloca em sua lista. Comentários com essas palavras ou emojis são enviados automaticamente para uma pasta oculta. Ou seja, comentários caem no esquecimento eterno. A ferramenta, segundo a empresa, ainda não está finalizada e será aprimorada nos próximos meses.
Adam Mosseri aponta que “Esperamos que esses novos recursos protejam melhor as pessoas de ver conteúdo abusivo, seja ele racista, sexista, homofóbico ou qualquer outro tipo de abuso”. Porém, ele admite que o trabalho não terminou e o Instagram continua pesquisando e desenvolvendo novas ferramentas “incluindo melhorar nossos sistemas para encontrar e remover conteúdo abusivo mais rapidamente e responsabilizar aqueles que os publicam”.
Fonte: DiY