Predefinições no Adobe Lightroom são um caso de amor e ódio. Tem gente que adora e não vive sem. Tem gente que odeia e acha um desperdício de espaço no seu catálogo. Mas, em alguns casos é bem interessante. As predefinições não são nada de mágico. Na realidade são edições que qualquer um com conhecimento conseguiria fazer. Mas, a pegada aqui é economizar tempo. Você pode aplicar um conjunto de edições rapidamente. E a melhor parte é que não são edições engessadas, pois depois de aplicar você consegue personalizar cada uma delas. Existe um grande mercado de predefinições para o Lightroom, sendo que alguns pacotes são vendidos por preços exorbitantes. Aqui, abaixo, temos uma lista de links onde você pode encontrar predefinições de graça.
Não sabe o que são predefinições? Em 2017 eu gravei um vídeo sobre o tema. Algumas coisas mudaram, mas a essência continua a mesma. É só clicar aqui.
01 – Predefinições gratuitas do Adobe Creative Cloud
Você pode estar pensando que logo minha primeira dica é sobre um local que não é gratuito. Mas, o Lightroom também funciona com uma licença paga (e não vou criticar se você está rodando aquela licença fornecida pelo Jack Sparrow). Então, se você é assinante dos serviços da Adobe, existe uma galeria disponível de predefinições bem interessantes. Além das predefinições, você também encontrar dicas e tutoriais divididos por temas. Assim podemos ir direto ao tipo de fotografia que mais gostamos e escolher o tutorial e predefinição adequado.
02 – Fix the Photo
Acho que esse seria o local ideal para você começar. São 2.000 predefinições e pincéis disponíveis para você trabalhar sua foto. Existem coleções de resultados similares, para você tentar um ajuste mais fino de sua foto e tudo dividido em categorias. Uma mão na roda para a edição ficar mais rápida, personalizada e mais bonita.
03 – Lightroom Preset
O Lightroom Preset é um site em formato de blog. Ou seja, postagens mais recentes ficam no topo da lista de textos. A pesquisa é meio emperrada, assim como em quase todo blog, mas a grande sacada aqui é que eles possuem predefinições exclusivas que você só vai encontrar por aqui. Outra vantagem é o fato de eles também trabalharem com predefinições para o lightroom mobile. O segredo aqui é ter paciência para garimpar e enriquecer sua biblioteca de presets.
Aqui a coisa fica muito específica. O fotógrafo Erik Waider é especialista em fotografia de paisagem abstrata das terras geladas do norte. Ele possui uma galeria de venda de fotos fascinantes em seu site, mas também produz predefinições para edição dessas fotos de paisagem. Tudo bem que ele trabalha com uma paisagem muito específica, mas muitas dessas predefinições podem ser aplicadas a outros tipos de fotografia de paisagem. Waider vende pacotes bem profissionais de predefinições, mas ele possui várias totalmente gratuitas em seu site. Vale a pena dar uma conferida.
A ON 01 é conhecida de muitos fotógrafos. Eles são responsáveis pelo programa de edição de RAW chamado ON1 Photo RAW, bem como uma coleção de plug-ins para Photoshop e Lightroom. No site você pode encontrar várias coisas gratuitas para Photoshop e Lightroom. Além das predefinições feitas pela própria empresa, também estão disponíveis vários arquivos produzidos por parceiros da On 01.
Mais uma opção robusta na lista. São mais de 300 predefinições gratuitas que podem ser encontradas pela barra de pesquisa muito eficiente. Você pode digitar na barra de pesquisa o tipo de foto que quer editar ou o efeito que quer aplicar.
O site apresenta em torno de 12 predefinições gratuitas para a versão desktop do Lightroom. Mas, o importante aqui são a grande quantidade de predefinições mobile. São compatíveis com android e telefones e tablets da Apple. Podem ser sincronizadas via Lightoom Mobile pela Creative Cloud. Indicado para blogueiros e instagramers.
08 –Shuttersweets
A última indicação é um site especializado em vendas de predefinições. São arquivos profissionais e muito agradáveis. Os preços são bem interessantes, mas o que importa aqui são uma coleção de 20 predefinições que são oferecidas de forma gratuita. São como um aperitivo para você se convencer a gastar o seu rico dinheirinho com os outros arquivos que estão a venda.
Com essa pequena lista já é possível brincar bastante. Esse texto foi adaptado de uma publicação do site Petapixel. Para ver o original é só clicar aqui.