Toda vez que ministro um curso de fotografia presencial gosto de fazer uma piada com o tema de distância focal. Sempre digo que o termo se refere à distância entre duas focas. É engraçado, rende umas risadas, mas a piada não tem a mesma força quando colocada em um texto.
Cada lente possuí uma distância focal. É através dessa distância focal que classificamos as lentes dentro da fotografia, mas primeiro é importante entender o que isso quer dizer. Toda lente tem marcado em seu corpo a distância focal. Por exemplo, se uma lente tem marcado em seu corpo que a distância focal é de 50mm (a lente mais comum na fotografia), essa informação está me dizendo que a distância entre o ponto nodal da lente e o sensor da câmera é de 50mm. Sei que essa informação confundiu ainda mais a mente de vocês, mas vamos explicar.
Voltando ao conceito básico da fotografia, vamos falar da câmera escura de orifício. Imagine que você está em um quarto totalmente escuro, sem nenhum raio de luz entrando nesse ambiente. Nesse momento, você vai até um dos lados desse quarto e, utilizando uma furadeira, faz um pequeno buraco na parede. A luz que vai entrar por esse orifício vai projetar na parede oposta do quarto tudo o que houver do outro lado dessa parede. Porém, a imagem formada estará de ponta cabeça.
Esse mesmo processo acontece com o olho humano e com nossa câmera fotográfica. A imagem entra pela lente e, no caminho, os raios se invertem e a imagem é projetada invertida no sensor. O ponto onde a imagem se inverte nós chamamos de ponto nodal. Então, a distância focal de uma lente é determinada pela distância entre o ponto onde a imagem se inverte até o sensor. Quanto mais longa a lente, maior será essa distância. Quanto mais curta a lente, menor será essa distância.
Mas, qual a implicação prática disso? A distância focal implica diretamente no ângulo de visão que cada lente vai ter. Uma lente com distância focal pequena, tipo 28mm, vai ter um ângulo de visão amplo. Uma lente com distância focal longa, tipo 200mm, vai ter um ângulo de visão bem pequeno.
Nesse ponto já podemos dizer que classificamos as lentes fotográficas em três tipos: as grande angulares, as lentes normais e as teleobjetivas.
As grande angulares, como o nome já diz, são lentes com grande ângulo de visão. São indicadas para fotografia de paisagem e também para eventos sociais. Por possuir um grande campo de visão, as lentes grande angulares tendem a distorcer os objetos. Quanto mais próximos esses objetos estiverem da lente, maior será essa distorção, afetando a percepção do tamanho desse objeto. A chamada distorção de perspectiva está presente em todas as lentes desse tipo. Outro tipo de distorção é a que chamamos de distorção de barril que afeta a borda das imagens. Normalmente as bordas tendem a sofrer uma curvatura nesse tipo de lente. Nesse ponto podemos dizer que existem dois tipos de lente que trabalham com essa distorção. As lentes retilíneas tentam reduzir e até eliminar a distorção de barril. E temos as lentes curvilíneas (ou olho de peixe) que transformam a distorção de barril em uma qualidade, oferecendo imagens bem peculiares. Deve-se tomar cuidado para não deixar nada muito importante nas bordas da lente e evitar fazer retratos com elas. Um exemplo extremo de lente grande angular é a Nikkor 6mm f/2,8 Fisheye com um extremo ângulo de visão de 220º.
As lentes normais estão da faixa de 50mm a 70mm de distância focal. Vejo muita gente dizendo a besteira de que elas são chamadas de lentes normais por terem o mesmo ângulo de visão do olho humano. Isso é errado, elas são chamadas de lentes normais pelo fato de ser a partir de 50mm que a imagem gerada por essas lentes não causam estranheza ao olho humano. Ou seja, passamos a não perceber mais na imagem a distorção característica de uma lente grande angular. Lembrando que lentes com distância foca de 85mm são as preferidas pelos fotógrafos retratistas por conta da quase ausência de distorção.
E por fim temos as lentes teleobjetivas, com distâncias focais que começam em 100mm e podem ir acima dos 1000mm, como a Canon que possui uma superteleobjetiva com distância focal de 1.200mm que custa a bagatela de US$ 120.000,00. A lente é fabricada apenas por encomenda e a empresa produz uma média de 2 unidades por ano. As teleobjetivas possuem uso específicos como fotografia de natureza, fotografia de esportes e, em alguns casos, fotografia social.
O que importa é saber que uma lente pode não servir para todas as suas necessidades e essas informações são importantes para que você não escolha a lente errada para a sua atividade. Se o objetivo do fotógrafo é fazer fotos de eventos sociais então uma grande angular com pouca distorção é mais importante do que uma teleobjetiva. Se você vai trabalhar com retratos e ensaios fotográficos, uma lente com distância focal entre 50mm e 85mm é mais importante do que uma grande angular. Nada impede o fotógrafo de ter diversas lentes em todas as distâncias focais possíveis, mas em tempos de dólar galopante e preços exorbitantes de equipamentos o melhor é saber direcionar suas compras e pensar em suas necessidades básicas.
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