Existe algo muito estranho no reino da Nikon. A empresa, assim como a concorrente Canon, entrou tardiamente no mundo das câmeras mirrorless voltadas para o público profissional. As Nikon Z6 e Z7 chegaram ao mercado em 2018 e algumas grandes reclamações estão sendo feitas pelos usuários em relação às lentes. Ao que tudo indica, muitos estão infelizes pelo fato de as câmeras terem um ótimo padrão de qualidade profissional, mas as lentes lançadas até agora para o novo sistema não possuem qualidade equivalentes.
Até agora temos um grupo de lentes lançadas com aberturas em f/4 e que, posteriormente, teríamos lentes de qualidade e uso profissionais. Mas, o que gerou uma grande reação negativa nos sites de fotografia foi o anúncio da Nikkor 58mm f/0,95 Noct que está chegando ao mercado agora. A lente é a mais rápida da empresa, com uma gigantesca abertura de diafragma. Ela é fabricada para o sistema mirrorless e não possui foco automático. A Nikon vende o equipamento como uma lente top de linha e o valor de cada unidade é de US$ 8.000,00. Sim, uma lente gigante, pesada, sem foco automático e que custa um valor igualmente gigante.
As reclamações não são por conta do grande valor, mas pelo fato de que antes de lançar lentes profissionais com qualidade elevada, a empresa já colocou uma lente super top à disposição. Claro que a maior parte da galera não gostou e fez críticas pesadas à empresa e à sua estratégia de vendas, principalmente levando em conta que são equipamentos voltados para fotógrafos profissionais.
Se a Nikon está certa, ou errada, não vem ao caso. O que acontece é que a empresa lançou um comunicado avisando aos usuários que está paralisando os pedidos da nova lente porque eles excederam a capacidade da empresa de entregar novas unidades. No site japonês da empresa encontra-se o seguinte comunicado:
“Desculpas pela suspensão temporária de pedidos de lentes de foco manual padrão de grande diâmetro ‘NIKKOR Z 58mm f / 0,95 S Noct’. Atualmente, estamos trabalhando para retomar pedidos, mas o número de produção desses produtos é limitado devido à necessidade de tecnologia de fabricação avançada e pode levar tempo para retomar pedidos. Vamos informá-los novamente quando for a hora de retomar os pedidos. Faremos o possível para entregá-lo o mais rápido possível. Obrigado pela sua compreensão.”
Mesmo com uma estratégia improvável, a Nikon conseguiu emplacar mais um produto no mercado. Infelizmente não sabemos qual era a previsão de vendas da Nikon para essa lente (claro que não deve ser uma quantidade absurda), mas o mercado mostra que existem muitos fotógrafos com dinheiro querendo gastar em equipamentos de alta qualidade na fotografia. Se são fotógrafos profissionais ou não, essa já é uma outra história.