Em 2001 estava em minha loja de CDs favorita aqui da cidade (sim, isso existia), e me deparei com um disco diferente. A capa era interessante e o nome da banda era simplesmente Avantasia. Não conhecia e não tinha ideia do que se tratava, mas duas coisas chamaram a atenção na capa do disco. A primeira foi a frase “The Metal Opera” (o que me deixou bem curioso) e a segunda foi o nome de Tobias Sammet, vocalista da banda de metal melódio/hard rock chamada Edguy.
Já conhecia o Edguy e gostava das músicas. Resolvei levar a bolachinha para casa e não me arrependi. Acho que esse primeiro volume do Avantasia uma das coisas mais bonitas que já fizeram com o rótulo de Heavy Metal Melódico. A ideia aqui não é inovadora. Tobias compôs um disco conceitual onde cada personagem da trama seria interpretado por um convidado. Dessa maneira, temos nos vocais gente de grande importância no cenário metal mundial. Encontramos pelas faixas Michael Kiske, Kai Hansen , Rob Rock , David Defeis , Sharon den Adel , Bob Catley, Oliver Hartmann e o saudoso André Matos. No instrumental temos , Henjo Richter na guitarra, Markus Grosskopf no baixo e Alex Holzwarth na bateria, além do próprio Sammet nos teclados.
A história mistura religião, fantasia, alguns fatos históricos e muita melodia. É um dos raros discos em que todas as músicas são muito boas e, seguindo mesma linha de um filme ou livro, as músicas vão crescendo em grandiosidade até o seu clímax final com a música The Tower e seus quase 10 minutos de duração. Outras músicas impactantes do disco são Sign of the Cross, The Glory of Rome, Serpents in Paradise e Avantasia.
O álbum é a primeira parte da história e The Metal Opera Part II foi lançado em 2002 e trouxe uma pegada muito parecida com o do primeiro disco. Porém, quase todos concordam que, dentre os 8 discos já lançados do projeto, o primeiro é o melhor. Concordo plenamente com essa colocação, tanto que ainda ouço constantemente o CD mesmo tendo se passado 18 anos do lançamento.
Uma curiosidade muito interessante do disco é que ao olhar o encarte do disco encontramos um dos participantes identificado apenas como Ernie. Na realidade essa pessoa é ninguém menos do que Michael Kiske, lendário vocalista da banda Helloween. Nessa época o cantor estava tentando se separar do estilo do heavy metal e apostando em outros caminhos musicais. Dessa forma seu nome verdadeiro não foi creditado no disco, mas para quem conhece o cantor ficou bem evidente de quem se tratava.
É possível ouvir Avantasia The Metal Opera Part I no Spotify ou comprar o CD no Mercado Livre. Se você é colecionador vale a pena ter esse disco em casa.