Uma boa pedida para você que é fotógrafo e não gosta de ganhar dinheiro com as categorias mais tradicionais da fotografia (eventos, moda, publicidade), é enveredar pelo lado da fotografia artística, fine art ou documental. As maneiras mais fáceis de capitalizar o seu negócio é participar de concursos e editais culturais governamentais. A diferença dessa escolha para com as categorias tradicionais da fotografia é que você deve ser realmente bom no que faz, pois prosperar em concursos e editais depende de análises de bancas especializadas para comprovar o mérito de sua proposta. Por isso que acho importante analisar e divulgar todas as oportunidades que aparecem para fotógrafos que querem trabalhar dentro dessa perspectiva da produção de imagens.
Uma oportunidade bacana é o concurso Prix Photo Terre Solidaire que é organizado pela CCFD-Terre Solidaire e apoiado e patrocinado pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O concurso é voltado para fotografia humanista e ambiental e é aberto para fotógrafos profissionais, independente de nacionalidade ou idade. O mais legal é que as inscrições são gratuitas, uma coisa cada vez mais rara entre os concursos fotográficos. Neste concurso temos um tema voltado para a produção de um ensaio fotográfico (com unidade formal e unidade temática) ou projeto fotográfico. Os interessados devem enviar o seu currículo e um conjunto de 15 a 30 fotos de um projeto fotográfico de longa duração que esteja em andamento ou já finalizado. Junto deve ser encaminhado uma sinopse do projeto (com até 3.500 caracteres) e como você planeja realizá-lo. Serão escolhidos 3 projetos e os ganhadores vão dividir uma premiação de € 50.000 (cerca de R$ 250 mil). Você pode acessar o regulamento do concurso nesse link e ver abaixo o vídeo explicativo com o próprio Sebastião Salgado ( o vídeo está em francês, mas é possível ativar a tradução das legendas para português nas configurações do vídeo).
Segundo o próprio site do evento, em relação ao tema “Nossa definição de Fotografia Humanista e Ambiental abraça a visão do CCFD-Terre Solidaire que atua em questões sociais e ambientais. Este tema visa retratar o ser humano no centro de seu ambiente global e valoriza as pessoas que atuam por um mundo mais sustentável e justo. Este prémio tem uma tripla dimensão: reconhecer o percurso de um artista fotográfico, apoiar a continuação do trabalho dedicado e convidar os fotógrafos a juntarem-se às lutas do CCFD-Terre Solidaire.”
Basicamente estamos falando de ensaios fotográficos que envolvam o tema ambiental junto com a questão do ser humano. Comunidades que vivem da extração sustentável de algum recurso natural ou o trabalho de ONGs que que tenham como foco esse tipo de comunidade ou grupo social específico seria muito interessante para esse tipo de projeto. Lembrando que um ensaio fotográfico possui duas regras básicas. Você precisa de uma unidade temática (contar uma mesma história) e uma unidade formal (contar essa história dentro de uma mesma estética visual). Assim, o conjunto de fotos apresentado, mesmo que o observador não conheça o contexto das imagens, é possível identificar que elas fazem parte de um mesmo conjunto.
CCFD-Terre Solidaire e Sebastião Salgado possuem uma história conjunta muito interessante. Em 1973 o CCFD-Terre Solidaire e o CIMADE organizaram uma ponte aérea para levar alimentos emergenciais para o Sahel (África) para combater a fome que assolava o local. Sebastião Salgado pegou uma carona em um desses aviões e ao desembarcar fez a sua primeira fotorreportagem. Uma dessas fotos foi comprada pelo CCFD-Terre Solidaire e se tornou a principal imagem na divulgação da campanha de arrecadação de alimentos (foto abaixo). O dinheiro dessa primeira venda para a ONG possibilitou ao fotógrafo montar o seu primeiro estúdio fotográfico em instalações que foram cedidas também pela CCFD-Terre Solidaire. Então, agora, é a oportunidade de Salgado retribuir para a ONG tudo o que se tornou possível depois dessa primeira venda.
As inscrições para o Prix Photo Terre Solidaire podem ser realizadas até o dia 04 de dezembro de 2022. Não percam essa oportunidade.