Quando eu comecei a ouvir rock eu era um moleque muito estranho. Diria que até idiota. Só gostava das bandas podreiras e tudo o que não tivesse muita distorção e gritaria eu taxava como coisas de menina. Nesse grupo de coisas que não mereciam respeito estavam o Queen e o Pink Floyd. Mas, com a idade vem a sabedoria e hoje essas duas bandas estão entre minhas preferidas.
Ser colecionador de música nos dias atuais não é uma coisa fácil. Os lançamentos estão ficando mais específicos e voltados para um público que possui muito dinheiro para gastar. Um exemplo disso é a nova caixa de CDs que o Pink Floyd acabou de lançar. Coisa fina e que deixa qualquer fã com água na boca. A banda já fez coisa parecida antes. Os álbuns de estúdio já foram lançados em caixas especiais cheias de material extra e que poucos puderam comprar por conta do alto valor.
Esse novo lançamento é batizado apenas de The Later Years e temos aqui coisas que a banda fez após a treta judicial que aconteceu após a saída do baixista Roger Waters. David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright conseguiram ficar com o nome da banda, mas com algumas restrições. Após isso lançaram três bons discos de estúdio e alguns ao vivo. Essa nova caixa foca nesse tempo da banda, esquecendo o material anterior.
A caixa contém 5 CDs e 6 Blu-rays (ou DVDs) e 2 singles em Vinil, além de memorabilia. O CD 01 apresenta uma nova versão do disco A Momentary Lapse of Reason. Tudo foi remasterizado e o baterista Nick Mason regravou todas as partes de bateria, já que no original ele não tocou em todas as faixas. Também foram adicionadas novas partes do tecladista Richard Wright que não foram utilizadas na época. O CD 02 e 03 trazem o concerto do disco ao vivo Delicate Sound of Thunder totalmente remasterizado e com músicas adicionais que não entraram no lançamento original por conta das limitações de tempo no disco de vinil, sem falar que algumas músicas possuem solos de guitarra mais longos, que também foram omitidos na época por conta da limitação. O CD 04 é formado por gravações ao vivo inéditas e gravações de estúdio de 1994 que não foram lançadas. E o CD 05 nos mostra a apresentação ao vivo no Silver Clef Award Winners Concert, realizada na Knebworth House em 30 de junho de 1990 e que agora também está totalmente remasterizada e pela primeira vez apresentada completa em um disco.
Nos Blu Rays temos mais material bacana. O BD 01 temos o álbum A Momentary Lapse of Reason e o The Division Bell em versões remasterizadas, com músicas extras, e com opção de estéreo de alta resolução ou som surround 5.1. O BD 02 temos o vídeo do show Delicated Sound of Thunder e no BD 03 temos o vídeo do show P.U.L.S.E. O BD 04 temos o vídeo do concerto de Veneza de 1989 e da apresentação de Knebworth House de 1990. É a primeira vez que esses dois shows são lançados oficialmente. O BD 05 apresenta uma coletânea de vídeo clipes e apresentações ao vivo. O último BD apresenta documentários e entrevistas com os membros da banda que foram feitas na época de lançamento dos discos.
Por fim, a caixa nos presenteia com dois singles em vinil de 7 polegadas com as músicas “Arnold Layne” (concerto em tributo a Syd Barrett, 2007) e “Lost for Words” (ensaio em turnê em 1994). A caixa também contém um livro fotográfico, posteres, réplicas de bilhetes da época e de programas dos shows.
Achou que é muita coisa? E é mesmo, mas tudo isso tem um preço salgado. Você pode encontrar essa belezinha nas principais lojas dos Estados Unidos e Europa por um preço de US$ 400,00. Sim, eu sei, não é coisa para qualquer um. Mas, pensando em nós, simples mortais, a banda também lançou um CD com uma compilação de músicas. O CD The Later Years 1987-2019 possui 12 músicas que foram retiradas da caixa mãe. Para quem é fã da banda esse CD com 12 pequenas faixas já é um deleite.
Parabéns, pelo texto! Vi a sua postagem no grupo do Tiozão do Vinil do qual tb faço parte. Aproveito e indico meu blog aqui no WordPress: Jardim Eclético. Abraço!