E o Monsters of Rock voltou ao Brasil. Pessoal que é jovem nos dias de hoje não sabe como o Brasil era inóspito para shows e festivais de música. Quando eu era moleque era muito difícil ter um show por aqui. Por isso que no Brasil criou-se, na década de 80 e 90, a prática de grandes shows em estádios. Era tão difícil essas bandas internacionais aparecerem por aqui que era preciso aproveitar a oportunidade e colocar muita gente para assistir. Hoje em dia bandas como Iron Maiden estão aqui a cada dois anos.
Na década de 80 já havia o Rock in Rio, mas um festival específico para rock pesado era inexistente. Então, em 27 de agosto de 1994 aconteceu o primeiro Philips Monsters of Rock no Brasil. O festival durou apenas 1 dia e foi responsável por colocar para tocar no mesmo palco bandas como Kiss, Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Viper, Raimundos, Angra e Dr. Sin. O sonho de qualquer metaleiro tupiniquim. O festival teve mais 5 edições (1995, 1996, 1998, 2013, 2015) sendo que as duas últimas duraram 2 dias e passaram a se chamar simplesmente de Monsters of Rock, eliminando o patrocínio da marca de cigarros. Tenho especial destaque pela versão de 1998 onde consegui me deslocar até São Paulo para ver Manowar, Megadeth, Slayer, Savatage, entre outros. Uma memória que guardo com muito carinho.
O festival foi criado na Inglaterra em 1980 com o objetivo de reunir apenas bandas de Hard Rock e Heavy Metal. Aconteceu anualmente até 1988 e depois existiram mais algumas edições durante os anos 90. Como o nome do festival se tornou lendário ele foi exportado para outros países tendo versões na Alemanha, Suécia, Itália, EUA, Holanda, Espanha, França, Hungria, Bélgica, Áustria, Polônia, Rússia, Brasil, Chile e Argentina.
Agora, depois de 7 anos, o Brasil vai ter mais uma edição do Monsters of Rock. O festival vai acontecer no dia 22 de abril de 2023 no Allianz Parque, em São Paulo. A produção é da Mercury Concerts. Quem participar do festival esse ano vai ver as bandas Kiss, Scorpions, Deep Purple, Helloween, Saxon, Symphony X e Doro. Uma boa escalação, embora não tenha mais o impacto que víamos na década de 80 ou 90, pois shows internacionais são bem mais comuns agora. Mas, admito que gostaria muito de ver a nova formação do Helloween em ação, além do show do Saxon que costuma ser extremamente energético. Porém, nem tudo são flores. Junto com a escalação das bandas também temos o preço dos ingressos. Quem quiser dar uma olhada nessas bandas vai ter que pagar um valor salgado (pelo menos na minha concepção). Para ficar nas cadeiras superiores, onde você vai ver tudo de muito longe, o valor do ingresso está em R$ 480,00. Na outra ponta, a pista VIP, mais perto possível do palco para meros mortais, você vai desembolsar R$ 1.180,00. Veja abaixo todos os valores de ingressos.
Nos últimos anos, com a chegada da idade, eu tenho preferido não participar desse tipo de evento. Muito tempo em pé, desconforto, privações, e a grande aglomeração de pessoas não me atraem mais. Mas, entendo quem curte ouvir sua banda favorita ao vivo. Já passei muito por isso. Infelizmente, o atual cenário econômico não propicia ingressos um pouco mais baratos. Você pode comprar os ingressos clicando aqui.