Hoje, dia 8 de janeiro de 2023, comemoramos o Dia Nacional da Fotografia. Algumas pessoas acabam confundido as datas, pois temos o Dia Internacional da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, e temos esse Dia Nacional da Fotografia (ou do fotógrafo) em 8 janeiro. Mas, você sabe o motivo dessas datas?
Em 19 de agosto de 1839, Louis Jacques Mandé Daguérre apresentou, para a Academia Francesa de Ciências, o Daguerreóipo. O equipamento era a primeira câmera fotográfica do mundo, e o fato de Daguerre ter vendido o projeto para o governo francês (que depois o tornou de domínio público) tornou o equipamento de fácil reprodução e ele se alastrou pelo mundo tornando a fotografia conhecida. Já em 8 de janeiro de 1840, apenas alguns meses depois de seu lançamento, foi o dia que o primeiro daguerreótipo chegou ao Brasil. Pensando em uma época em que o transporte acontecia por navios a vela, até que chegou bem rápido por aqui. Lembrando que a invenção chegou ao Brasil até antes de alguns países europeus (veja aqui um vídeo sobre a história da fotografia)
O que impulsionou a fotografia no Brasil foi o fato do Imperador D. Pedro II ser um amante da nova tecnologia. D. Pedro se transformou ele mesmo em um fotógrafo e também foi o primeiro e maior colecionador de fotografias no império. Junto a isso patrocinou vários fotógrafos que tiveram por missão fotografar as mais variadas regiões do Brasil para assim termos registros desses locais. Muitas dessas fotografias foram responsáveis por ser um testemunho histórico da evolução de nosso país.
Mas, pensando nos dias atuais, essa invenção que está caminhando para o aniversário de 200 anos, está mais viva e importante do que nunca. A fotografia ainda é responsável pelo registro da nossa história enquanto seres humanos, enquanto nação e também como família. Porém, a facilidade de fotografar em tempos atuais também leva a sua banalização. Nossos avós possuíam álbuns fotográficos que contavam a história da família. Esses álbuns eram guardados e protegidos, pois nada mais importante do que a memória, a lembrança. Hoje, com nossos smartphones, as imagens ficam gravadas em unidades de memória e, as vezes, em algum servidor da nuvem. Não recebem muita importância e, quando são perdidas, não nos lamentamos. Isso é triste.
Que nesse Dia Nacional da Fotografia você perceba que imagens são importantes, fazem parte da sua história, fazem parte de sua memória familiar, e proteger esses registros é muito importante.
_______________________
Aproveitando o Dia Nacional da Fotografia, todos os meus cursos de fotografia presenciais estão com 15% de desconto nessa semana de janeiro (de 08 de janeiro até 15 de janeiro). Essa é a oportunidade para você que quer aprender fotografia como hobby ou se tornar um profissional e começar a ganhar dinheiro com fotografia. Para valores e orçamentos você pode clicar aqui e mandar uma mensagem ou ir direto para o whatsapp 18-99140-7873.