Uma revolução está acontecendo no mundo da tecnologia e pode atingir pesadamente o setor de fotografia publicitária. Estou falando da tecnologia de gerador de imagem IA que utilizam a tecnologia de inteligência artificial. São programas que trabalham com linhas de descrição e através das informações inseridas pelo usuário esses softwares criam imagens. Não são fotografias, mas sabe-se que esses programas aprenderam sendo alimentados com imagens e gravuras que estão disponíveis na internet. Então, se você precisa desenvolver uma sessão fotográfica com fins publicitários para alguma campanha, em vez de alugar um estúdio, equipamento fotográfico, modelos, montar iluminação e depois passar horas editando uma imagem, você pode simplesmente fazer uma ótima descrição da cena que você precisa e deixar um software criar imagens que encaixem em suas necessidades.
Eu tenho visto algumas pessoas postarem resultados de imagens produzidas por IA nas redes sociais e fiquei realmente impressionado com o poder desses softwares. Embora eles não acertem em 100% dos casos, o que vi sendo produzido já pode substituir tranquilamente a maior parte das fotografias publicitárias. Além disso, são imagens que teriam muitas liberdades do ponto de vista dos direitos autorais. Já que a produção delas é feita por uma máquina, e a maior parte das legislações de direitos autorais no mundo só reconhece obras feitas por seres humanos, então elas ficam em um limbo jurídico onde a autoria, em primeiro caso, é de quem inseriu os parâmetros no software. Vários processos na justiça americana visam garantir a questão de direito autoral de imagem para os softwares de geração de imagem, mas acho que essa briga ainda vai durar muito tempo.
Apostando nesse novo mercado, e já garantindo que seu negócio não fique obsoleto por conta de novas tecnologias, a Shutterstock, um dos maiores banco de imagens do mundo, decidiu se adiantar e lançar o seu próprio software on line de geração de imagens utilizando a IA. O Shutterstock.AI está disponível para quem quiser se aventurar nessa nova área. Ao entrar no site você tem um espaço onde deverá fazer a descrição da imagem que você precisa. Quanto mais detalhada for a descrição, melhor será a produção de sua imagem final. Ao mandar executar os comandos o serviço vai lhe mostrar várias opções produzidas através de sua descrição. Ao escolher uma das opções ainda é possível fazer edições nessa imagem. Ao final, ficando satisfeito com o resultado, você passa para o processo de licenciamento do uso dessa imagem, seguindo os padrões normais de uma foto dentro do banco de imagem. Infelizmente o gerador de imagens possui travas para algumas palavras que possam gerar imagens de cunho sexual forte, então esse tipo de conteúdo não será criado, dependendo da descrição do usuário.
O futuro está aberto a incríveis possibilidades e acompanhar todas as discussões que estão acontecendo é interessante. Imagens geradas por IA podem ter direitos autorais? As imagens podem ser consideradas arte, já que são fruto das descrições de um ser humano? Será possível substituir fotografias de publicidade por imagens geradas por IA? Os fotógrafos vão ficar chorando por perder um nicho importante da fotografia ou vão aprender a programar imagens em IA? São muitas perguntas e não vejo o futuro de modo negativo. Acho que tudo será bem divertido.
Fonte: DIY