Você usa óculos e gosta de fotografia? Ou tem algum problema de baixa visão mais extremo e mesmo assim está fotografando? Concordo com você que não é fácil. Eu não chego a ter um severo problema de visão, mas para enxergar coisas longe de mim eu preciso de óculos. Mas, para ver os controles da câmera, os óculos me atrapalham. Então eu prefiro fotografar sem óculos e tentar regular a dioptria do visor da câmera (não sabe o que é ajuste de dioptria? Então é melhor dar uma olhada em nosso podcast que fala sobre regulagens básicas em uma câmera), mas ele não chega a corrigir totalmente a minha deficiência. Então, na maior parte dos casos, eu estou fotografando borrões. O que ajuda é a experiência de saber que estou enquadrando e compondo corretamente. Esperando aqui que os fabricantes de câmeras fotográficas possam um dia desenvolver tecnologias que me ajudem e à outras pessoas na mesma situação. Mas, parece que isso está começando com esse novo lançamento da Sony.
A Sony acaba de anunciar um produto que tem por objetivo melhorar a visualização da imagem para pessoas com problemas de visão. A nova DSC-HX99RNV na verdade é uma câmera que reúne em um único produto dois equipamentos que podem melhorar a maneira como as pessoas enxergam o mundo. Segundo a empresa, a DSC-HX99RNV possui um sistema de projeção de retina que é propiciado pelo QD Laser Retissa Neoviewer, que é um visor que usa tecnologia de projeção retinal a laser. Junto a esse novo sistema, temos uma câmera compacta DSC-HX99.
A câmera, que foi lançada em 2018, é uma compacta classificada pela empresa como câmera de viagem. Ela possui um sensor CMOS retroiluminado de 18 megapixels com tamanho 1/2.3 e uma lente fixa com 30x de zoom ótico (24-720mm) e com estabilização de imagem integrada no sensor e na lente. Junto com a câmera temos o visor Retissa Neoviewer da QD Laser , que é descrito como um acessório que permite que uma imagem digital da câmera seja projetada diretamente na retina do usuário.
Segundo o Dr. Mitsuru Sugawara, presidente e CEO da QD Laser, Inc. “A projeção de retina a laser do Retissa Neoviewer é uma tecnologia completamente nova que foi colocada em uso prático pela primeira vez no mundo. Com o kit DSC-HX99 RNV que inclui a câmera fotográfica digital da Sony, esperamos que as pessoas que achavam os visores tradicionais difíceis de usar agora gostem de tirar fotos, expandindo sua gama de atividades e descobrindo novos mundos.”
A Sony diz que a tecnologia permite que os usuários realmente vejam paisagens e rostos, leiam sinais e capturem fotos por meio de projeção retiniana que basicamente devolve a visão àqueles que basicamente a perderam – pelo menos até certo ponto. Outro ponto importante é que a empresa afirma que as adaptações que foram feitas para os dois equipamentos funcionarem em conjunto não modificou em nada o desempenho da câmera que continua com todas as funcionalidades básicas, inclusive com fotografia no formato RAW.
O equipamento vai estar disponível em julho de 2023 e a Sony admite que ele pode não funcionar para todos os tipos de deficiências visuais. Por isso a empresa aconselha que os usuários compareçam às lojas físicas da empresa e testem o equipamento antes de comprar. Visto que algo muito específico, a câmera vai estar disponível em pequenas remessas mensais e a Sony afirma que vai absorver a maior parte do custo do equipamento, pois acredita que é uma ação necessária para essa pequena parcela dos usuários. Então o equipamento vai chegar às lojas custando em torno de US$ 600,00.
Olhando para a DSC-HX99RNV eu não posso dizer que ela ficou muito bonita, mas o que importa nesse momento é que a tecnologia funcione. A questão do design e do tamanho do equipamento será resolvido com a evolução da tecnologia e novas pesquisas. Uma boa notícia para quem não vê o mundo de forma clara.
Fonte: Petapixel