Durante os meus quase 30 anos dentro da fotografia, eu ouvi e vi muita idiotice. Por exemplo, entre fotógrafos de casamento, antes do digital dominar a fotografia, muitos diziam que se você não fotografasse com uma câmera médio formato então você não estava fazendo o trabalho direito. Depois, com a entrada da fotografia digital, e a birrinha de alguns fotógrafos, dizia-se que a foto de verdade era aquela que saia da câmera e não precisava de edição (já falei sobre essa asneira em um podcast), e também tínhamos os fotógrafos que diziam que a fotografia como arte só poderia ser alcançada na fotografia preto e branco. Sim, muitas besteiras.
Quando fotografamos com filme é necessário escolher entre os filmes coloridos e os filmes preto e branco. Conheço muita gente que só fotografou com preto e branco como opção. Isso fazia parte de sua estética visual, de sua unidade formal (não sabe o que é isso? Então precisa fazer o meu curso de Ensaio Fotográfico). É uma escolha totalmente válida, mas essa pessoa não ficava enchendo o saco de quem preferia fotografar em colorido. Hoje temos o digital e você não precisa decidir antes da foto se a imagem vai ser colorida ou preto e branco. Assim como o balanço de branco, essa é uma decisão que você pode tomar na hora da edição da imagem. Mas, muitos puristas dizem que a foto em preto e branco deve nascer antes de apertar o botão disparador da foto, ela deve começar no olhar e depois ser reproduzida na foto capturada. É para esses fotógrafos mais puristas que temos câmeras como a Pentax K3-III Monochrome.
Como o nome já entrega, essa nova câmera da Ricoh é capaz de produzir apenas arquivos em preto e branco. Do ponto de vista externo, ela é uma cópia da Pentax K3-III, mas com alguns detalhes que a identificam como uma câmera diferente. Os menus foram redesenhados para terem um fundo branco e letras pretas e todos os ícones impressos no corpo da câmera possuem tonalidades de cinza. A câmera é equipada com um sensor APS-C de 25,7 megapixels de resolução máxima. Segundo a empresa “um típico sensor de imagem colorida compõe uma imagem em preto e branco convertendo os dados coloridos em monocromáticos. Este novo sensor personalizado não precisa converter nenhum dado, pois pode refletir o brilho obtido por cada pixel da imagem, produzindo assim uma nitidez extrafina nas imagens que somente o sensor específico monocromático pode oferecer.” A câmera também pode trabalhar em três modos distintos onde pode produzir imagens com contraste normal ou imagens com baixo contraste e imagens com alto contraste. Embora essa câmera da Pentax seja a primeira DSLR a trabalhar apenas com fotos em preto e branco, cabe lembrar que Leica já tinha colocado no mercado dois modelos de rangefinders com essa mesma característica.
Você pode estar pensando que esse equipamento é muito específico e existe para suprir necessidades ou curiosidades de uma parcela muito pequena dos fotógrafos, mas a Ricoh do Japão anunciou que está surpreendida com o número de pedidos que está recebendo da nova câmera e que os estoques do novo equipamento estão zerados pela segunda vez nesse mês no Japão. Ao ser anunciada no começo desse mês e com as pré-vendas iniciadas, o estoque zerou e a empresa suspendeu por 5 dias a pré-venda. Ao voltar a comercialização, o mesmo ocorreu novamente e a empresa suspendeu a pré-venda. Quem conseguiu comprar o equipamento vai começar a receber a câmera no dia 28 de abril.
Interessante ver como um equipamento sem muitas novidades, mas com uma característica bem específica pode atrair a atenção de tantos consumidores. Para falar a verdade, acho que eu gostaria de ter uma câmera como essa. Começaria um novo projeto de retratos fotográficos. A nova Pentax K3-III Monochrome começa a ser entregue aos consumidores no final de abril de 2023 e para quem se interessou pelo novo brinquedo o seu valor de venda é de US$ 2.200,00 (somente o corpo).
Fonte: Petapixel