E a Canon também colocou câmera nova no mercado, e dessa vez é a topo de linha 1Dx Mark III. A nova mais poderosa câmera da empresa chega para atender ao público profissional que necessita de alto desempenho e qualidade. Tanto que a Canon afirma que ouviu fotojornalistas, fotógrafos de natureza e de fotografia social para desenvolver um equipamento que se adequasse às necessidades do fotógrafo profissional.
A câmera é equipada com um sensor CMOS full frame de 20,1 megapixels com um filtro low pass de alto detalhe recém-projetado e o processador de imagem DIGIC X da Canon. O sensor, o filtro e o processador combinam-se para fornecer maior resolução, maior sensibilidade, melhor qualidade de imagem com ISO alto e menos moiré. Falando em ISO, agora a variação é de 100 a 102400 (acima de 100-51200 na Mark II) e é expansível para 50-819200 (quem imaginaria um ISO como esse alguns anos atrás?).
Além do processador DIGIC X primário, também há um processador DIGIC 8 na câmera dedicado à funcionalidade AF / AE. A 1D X Mark III possui 3,1 vezes mais poder de processamento de imagem e 380 vezes mais desempenho de processamento de foco automático do que sua antecessora, enquanto consome menos energia. A câmera pode disparar 16 quadros por segundo enquanto usa o visor óptico e 20 quadros por segundo utilizando o modo live view (com obturador mecânico ou silencioso). O buffer da câmera pode armazenar 1.000 ou mais fotos RAW + JPEG ao usar os dois slots de cartão CFexress.
O sistema de foco automático é um novo sistema AF de visor óptico de 191 pontos (com 155 pontos do tipo cruzado) que usa Deep Learning Technology para rastrear a cabeça e o rosto de um sujeito. o que é muito útil em fotojornalismo e fotografia social. O AF Dual Pixel CMOS durante a utilização do sistema live view fornece foco automático preciso sobre 90% 100% do visor, com um EV de -6 ~ 18. Existem 3869 posições AF selecionáveis manualmente e 525 áreas automáticas.
Na parte do vídeo, a câmera pode fazer gravação de vídeo para o cartão de memória em RAW com 5,5K e 12 bits e sobredimensionar a gravação de vídeo 4K 60p usando toda a largura do sensor. Há também uma porta HDMI para transmitir dados 4K 60p para dispositivos / gravadores externos. A parte traseira da câmera possui um LCD touchscreen de 3,2 polegadas com 2,1 milhões de pontos sob um visor com 100% de cobertura e uma ampliação de 0,76x.
Para finalizar, a câmera possui iluminação de botões, duração de bateria de 2.850 fotos, medição E-TTL II com prioridade ao rosto (ajuste automático do flash externo quando os rostos são detectados), otimizador de lente digital, formato de arquivo HEIF de 10 bits, GPS embutido, resistência a poeira / intempéries, conexões gigabit Ethernet integrada, Wi-Fi, Bluetooth e suporte para autenticação de rede criptografada.
A Canon 1D X Mark III estará disponível em meados de fevereiro de 2020, com um cartão SanDisk 64GB CFExpress e um leitor com um preço de US $ 6.499 . Um transmissor de arquivos sem fio WFT-E9 estará disponível ao mesmo tempo por US $ 650.