Sim, o mercado existe para gerar dinheiro e algumas empresas trabalham com a noção de produtos exclusivos que vão valorizar com o tempo. Leica e Pentax são duas empresas que sempre apostaram em versões especiais de suas câmeras. Qualquer um que tem uma coleção sabe que isso acontece. Discos, histórias em quadrinhos e câmeras fotográficas podem se tornar itens de colecionador dependendo da forma que foram fabricados e lançados, além da quantidade que foi produzida na época de lançamento. Coisas que não fizeram sucesso em sua época podem se tornar muito desejados algumas décadas depois justamente por conta das poucas unidades que sobraram no mercado em dias atuais.
Um exemplo dessa dinâmica de mercado está acontecendo nessa semana com a câmera Instax da Fuji versão Taylor Swifit. Ela foi lançada durante a Photokina de 2018 (aliás, essa foi a última versão da feira) e possuía um design exclusivo e uma capa de couro com uma representação do autógrafo da cantora. No ano do lançamento o equipamento foi vendido por US$ 170,00 e, nas últimas semanas, ela está sendo comercializada no eBay por US$ 1.800,00. Mas, para atingir esse valor de venda a câmera deve estar em perfeitas condições e possuir a caixa original com a foto da cantora segurando a câmera. Câmeras sem a caixa chegam ao valor de US$ 500,00.
A parceria entre Instax e Taylor foi uma jogada de mestre. Em 2015 a cantora, que já tinha ganhado 10 Grammy, já tinha impulsionado a venda de câmeras polaroid em 2015 com a foto que estava na capa do álbum intitulado “1989”. A Fuji percebeu e fez a parceria com a cantora. Além da versão especial da Instax SQ6 a Fuji foi patrocinadora oficial da turnê que a cantora fez em 2018. Reza a lenda que muitos riram da empresa na Photokina quando a parceria foi anunciada, mas naquele ano, e muitos apontam a força da cantora pop como responsável, a Fuji vendeu 8,5 milhões de câmeras instax em apenas 9 meses.
O mercado de colecionáveis é uma via de mão dupla. Um item ganha valor por vários fatores. Existirem poucas peças em bom estado de conservação é um deles. Porém, não basta alguém dizer que um item é caro. O público consumidor precisa ver o valor e pagar o preço. Aqui, além disso, temos o fanatismo do fã. Eles fazem qualquer coisa para ter uma coleção de memorabilia completa de seu ídolo.
Fonte: DCW