Como todos sabem, temos dois canais no Youtube. Canais pequenos, claro, pois não sou Youtuber. Sou apenas um professor de fotografia e fã de música. O primeiro canal, mais antigo, fala de fotografia. Lá eu posto um pouco sobre ensino de fotografia, minhas opiniões e algo sobre fotografia na prática. O segundo canal, de música, é mais focado na prática de colecionismo. E é no canal de fotografia que decidi postar um vídeo, nessa semana, sobre a questão da Inteligência Artificial (IA) na fotografia. Um tema complexo, visto que se trata de muito marketing por conta da mídia e das empresas envolvidas com a tecnologia, e uma grande dose de desconhecimento por parte dos fotógrafos. O que estão chamando de IA nada mais é do que processos automatizados de criação de fotos, vídeos e textos. Geralmente os programas possuem caixas de comandos onde o usuário digita características do que precisa e o software cria imagens baseados na descrição. Quais são as principais dúvidas? A primeira é se a IA está copiando imagens de outras pessoas ou se esse tipo de tecnologia vai destruir a fotografia como conhecemos.
O que gostaria de chamar a atenção é que os fotógrafos, ao surgimento de novas tecnologias, sempre entram em pânico achando que a prática da fotografia vai desaparecer. A tecnologia sempre avança e segmentos inteiros do comércio e indústria desaparecem enquanto novos segmentos são criados do nada. Depende da possibilidade de adaptação do fotógrafo e do trabalhador em geral. No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre isso.
Você pode ajudar muito esse humilde blogueiro se inscrevendo nos canais e curtindo nosso conteúdo. Isso ajuda os canais a crescerem e atingir mais pessoas. Outra maneira de ajudar é comprando um de nossos cursos de fotografia. Você vai aprender sobre essa nobre arte e ainda ajudar o site e os canais a crescerem e se manterem 🙂
https://youtu.be/IeLByOvkcao