Um fenômeno que vem crescendo junto com as redes sociais é o de pequenos empreendedores no ramo alimentício. Pessoas que fabricam os produtos em suas casas e cuja rede de vendas é basicamente as redes sociais. Pessoas vedem pão, rosquinhas, bolos, bombons e sanduiches através do marketplace do facebook e das postagens e stories do Instagram. Porém, independente da qualidade do produto que estão vendendo, uma falha quase constante na divulgação desses produtos é a qualidade da foto que utilizam para fazer a venda. Vocês podem pensar que uma fotografia de alimento deve ser feita por um profissional e com equipamentos caríssimos. Não é bem assim. A necessidade nesse tipo de fotografia é uma boa noção estética e uma boa iluminação (que nem precisa ser profissional). O capricho em montar a cena é muito mais importante do que a qualidade fotográfica da imagem final. Hoje vamos analisar um caso concreto onde a simplicidade rende bons frutos.
O objetivo da fotografia de gastronomia é despertar desejo. O observador deve ser impactado no ponto de vista fisiológico (fome) e também do emocional (desejo). E isso não tem nada a ver com o gosto do alimento, pois existem pratos que são bonitos, mas não muito saborosos, e pratos que são feios, mas possuem ótimo sabor. Cabe ao profissional de fotografia saber transmitir essa informação para o observador. Mas, temos aqui uma pequena divisão a ser feita. Existe a fotografia de alimentos, que envolve toda a questão técnica como câmera, lentes, luzes, ângulo, composição, e temos a questão do Food Stylist. Em mercados onde a fotografia de alimento é muito requisitada existe o profissional do food stylist cuja responsabilidade é montar a cena a ser fotografada. É aqui que diferenciamos o mercado amador do profissional. Mais importante do que a fotografia é a maneira como o alimento está posto na mesa, suas camadas, os adereços que fazem parte da cena e a própria aparência desse alimento.
O food stylist vai escolher o prato, os talheres, enfeites (flores ou até mesmo ingredientes do prato), a textura da mesa, toalhas, e deixar tudo pronto para o fotógrafo fazer a sua mágica. O food stylist também está preparado para fazer truques para que o alimento fique mais bonito nas fotos como, por exemplo, borrifar água nos vegetais, passar óleo em carnes para deixar a aparência mais brilhante, e utilizar truques para deixar o alimento mais simétrico. Em mercados menos aquecidos da fotografia de alimentos o próprio fotógrafo pode fazer esse trabalho de food stylist para economizar dinheiro na hora de montar o projeto. Mas, falando em fotografia para redes sociais, o próprio empreendedor pode fazer isso e utilizar o seu próprio celular para fotografar.
Você deve pensar a fotografia de alimentos em camadas. A primeira camada é a mesa. Eu gosto muito de utilizar ripas de madeira juntas para simular uma mesa de madeira daquelas antigas. A próxima camada seria a toalha ou guardanapo. Não precisa ser esticadinha, pois assim você vai tampar o efeito da mesa de madeira. A próxima camada é o prato onde o alimento estará. Eu indico que o prato seja de cor básica e, se possível, fosco, o que vai diminuir brilhos e até marcas de dedos no prato. E por fim o alimento, que deve ser colocado da maneira mais bonita e estética no prato.
A foto acima foi feita durante um curso de fotografia de alimentos que ministrei na ETEC de Presidente Prudente. Notem as camadas que estão presentes no prato. Junto temos ao fundo pedaços de limão e a travessa de ingredientes apenas para dar um contexto ao prato. A luz utilizada foi a que entrava pela janela da sala. Extremamente simples.
Nessa segunda foto temos uma soba de mandioca e posemos ver todas as camadas que falei anteriormente e também o arranjo estético para a criação do prato. Temos a mesa, o guardanapo, os pratos e o alimento. A colher colocada ao lado e o queijo aparecendo no canto são apenas elementos para agregar valor na imagem. A mandioca ao lado é apenas mais um elemento decorativo fazendo alusão aos ingredientes do alimento. Foto feita apenas com a iluminação da lâmpada que estava no teto da sala.
Então é possível trabalhar com simplicidade e equipamentos baratos para produzir fotos de impacto e melhorar a venda de seus produtos na internet. Um exemplo que vou colocar para vocês é o do Colégio Agrícola de Presidente Prudente. A escola técnica, mantida pelo Centro Paula Souza, possui o curso de Agroindústria e disciplinas de processamento de produtos agropecuários nos cursos de Agropecuária. A escola produz doces e queijos nessas disciplinas. Então, o objetivo era fazer fotos desses produtos para divulgação nas redes sociais, mas sem gastar muito, já que não existe verba para publicidade. A minha escolha foi fazer tudo extremamente simples.
A mesa de fotografia foi montada em um pátio da escola, debaixo de uma árvore. Então, a única iluminação nas fotos foi a iluminação do dia que estava difusa pelo fato de estarmos na sombra de uma árvore. A mesa foi coberta com uma toalha dourada (não consegui montar o velho esquema de mesa de madeira), tendo como próximas camadas uma tábua de carne de bambu (comprada só para esse fim) e um pequeno prato branco para o queijo. Também temos a disposição talheres, recipientes para doces, torradas e uma pequena abóbora para montar cenário. E aqui entra a parte mais difícil. Começar a criar a estética do prato para ele ficar mais bonito na foto.
Você pode fotografar alimentos em 3 ângulos básicos. Você pode fotografar com a câmera na mesma linha do alimento. Você pode fotografar com a câmera em um ângulo de 90º ou fotografar o alimento de cima. Eu prefiro o ângulo de 90º geralmente, mas nessas fotos abaixo fiquei com a câmera no mesmo nível dos alimentos. Abaixo o resultado dessas fotos
Só lembrando que existem dois tipos de fotografia de alimentos. Existe a fotografia extremamente elaborada, feita em estúdio, e as vezes com truques que tornam o alimento impróprio para o consumo, mas que deixam as imagem muito atraentes. Você pode ver um pouco disso nesse vídeo feito pelo McDonalds do Canadá. E existe a fotografia de culinária onde você fotografa o produto da maneira que ele é, geralmente no próprio restaurante, e tenta representar ele da melhor maneira possível. É dessa segunda forma de fotografia que estamos falando aqui.
E o que você precisa para fazer esse tipo de fotografia? Indico utilizar a luz do dia, seja em um quintal debaixo de uma árvore ou aproveitando a luz que entra de sua janela. Invista em pratos, tábuas, talheres e outros acessórios que vão fazer parte da cena. Se preocupe com o fundo da foto. Se não encontrar um fundo neutro é só esticar um tecido preto ou de outra cor que combine com o seu produto. Tenha uma câmera fotográfica (qualquer uma) ou simplesmente um celular. Indico a todos a terem um tripé para a câmera ou celular. Você deixa a câmera fixa e vai montando a cena, sem falar que a estabilidade do equipamento para esse tipo de fotografia garante a alta nitidez da imagem. Sem falar que a câmera no tripé possibilita que você tenha tempo para pensar e compor a sua imagem. Por último, pesquise muito. Se você vai vender bolos, veja o tipo de fotos de bolos que as pessoas estão utilizando para vender o produto e tente reproduzir da melhor maneira possível em sua casa. Com o tempo você vai pegar o jeito da coisa e começar a desenvolver suas próprias composições.
No mais é pegar os seus produtos e começar fotografar. Esse é apenas um pequeno tutorial de como começar a ver de forma diferente a fotografia dos seus produtos. A propaganda é, e sempre será, a alma do negócio.