A Débora Brasil foi uma pessoa que passou por minha vida por um período muito curto de tempo e acabamos fazendo apenas 3 ensaios. Conheci a Débora durante uma apresentação artística da cantora Eli Guimarães que fez um apanhado musical do samba e do pagode. Em um determinado momento da apresentação a Débora entrou vestida de passista de escola de samba e fez uma apresentação fantástica junto à música que estava sendo executada. Achei aquilo muito bacana e pedi o contato dela. Depois de uma conversa marcamos um ensaio fotográfico que foi realizado no estúdio que mantinha em Presidente Venceslau.
Conheço muitos fotógrafos que não gostam de fotografar pessoas negras por conta das particularidades da fotometria para uma pele escura e até pela edição, já que ainda estamos caminhando no processo de desenvolver tonalidades de cor para edição de fotos para pessoas negras. Mas, sempre gostei dos desafios. Aproveitei esse ensaio também para fazer um retrato dela para o profeto Mulheres em Negro e Branco que estava desenvolvendo na época.
No estúdio tudo simples. Apenas o fundo preto, que gosto muito, e dois flash de 200w da Atek com sombrinhas refletoras. Eu gosto muito das sombrinhas e dos efeitos de iluminação que elas causam. Muitos subestimam o acessório, mas eu gosto. A parte difícil da fotografia de estúdio é que você precisa ter muito mais criatividade, pois são poucos os elementos disponíveis para a modelo interagir. Mas, isso fica um pouco mais fácil quando a modelo tem uma personalidade marcante como a da Débora. O ensaio ocorreu de maneira tranquila e tivemos fotos espetaculares. A Débora levou muitas trocas de roupa e aproveitamos todas elas. Por conta disso vou mostrar uma foto de cada troca de roupa. Espero que vocês gostem, pois eu adorei fotografar. Nas próximas semanas eu postarei o segundo ensaio da Débora, que foi bem mais ousado do que esse.
Para quem não me conhece, eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo, morador de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Sou fotógrafo há quase 30 anos e especializado em retrato feminino e ensaio fotográfico sensual e de nu artístico. Também sou professor de fotografia e ensino você a fazer fotografias como essas. Entre em contato para formações e orçamentos. Quer ver mais fotos de ensaio fotográfico? Então é só dar uma olhada em nosso Instagram.
Linda linda linda a Débora Brasil! Parabéns pelo trabalho