Em 1998 eu estava lendo a revista Rock Brigade (sim, ler revistas era a única maneira de ter conhecimento do que estava acontecendo no mundo da música naquela época), quando me deparei com uma matéria falando da nova sensação do mundo do Heavy Metal, o Nightwish, que chegou misturando metal melódico com vocais femininos operísticos. Hoje isso pode parecer a coisa mais normal do mundo, mas em 1998 era uma grande novidade. Tarja Turunen (Vocal), Tuomas Holopainen (teclados), Emppu Vuorinen (guitarra), Sami Vänskä (baixo) e Jukka Nevalainen (bateria) vieram das terras frias da Finlândia para conquistarem o mundo da música pesada.
Em 1998 estavam lançando o seu segundo disco de estúdio, intitulado Oceanborn. Consegui comprar o disco alguma semanas depois de ler a matéria sobre a banda (não era tão fácil assim achar um disco na época) e não me arrependi de ter gasto meu suado dinheirinho. A banda entregava basicamente um heavy metal sinfônico com vocais operísticos. Muita melodia, muitas intervenções de teclado e a voz maravilhosa de Tarja são a tônica desse disco. Muito provavelmente, os fãs atuais da banda não iriam reconhecer o conjunto nesse disco, pois tudo mudou muito, mas esse álbum marcou a história da banda. Algumas das faixas são lembradas até hoje nos shows.
Aliás, o final da década de 90 foi muito feliz em nos presentear com bandas como o Nightwish, o Hammerfall e o Rhapsody.
Nesse disco temos canções incríveis como Stargazers, Sacrament of Wilderness, Swanheart, Moondance (instrumental) e a minha preferida, a bombástica The Riddler, que é a música mais dançante e empolgante do disco. Porém, a música mais conhecida e famosa desse trabalho é a balada Walking in the Air que, na ralidade, é um cover para uma música escrita por Howard Blake para um especial de animação infantil chamado The Snowman. A animação, de origem britânica, fez muito sucesso na Finlândia, o que levou os membros a escolherem a canção para estar no disco. Para quem não conhece o especial infantil, Walking in the Air é uma bela canção e poucos entendiam o fato de ela ser executada ao vivo com neve caindo no palco.
O estilo musical desse disco mostrava uma banda em evolução e maturação. Ele seria bem mais evidente e acabado no disco posterior Wishmaster de 2000, mas isso é história para um outro texto.
Hoje o Nightwish mudou muito de estilo, variando muito conforme o álbum, mas sempre com qualidade. O que importa é que estamos falando de uma das grandes bandas de nosso tempo.
Você pode comprar uma cópia desse CD via Mercado Livre (com os mais variados preços) ou ouvir on line no Spotify.