E o tema das imagens geradas por Inteligência Artificial ainda rendem várias polêmicas no mundo da fotografia digital. Assim como o Carlos Cardoso colocou em um podcast que gravamos algum tempo atrás, a IA nada mais é do que o tema da moda e, se você quer chamar atenção para o que está fazendo, nada melhor do que jogar o termo no meio. A notícia dessa vez tem relação com fotografia de alimentos. Um estudo da revista Food Quality and Preference fez uma comparação entre a percepção das pessoas entre fotografias reais de comida e imagens geradas por Inteligência Artificial. O resultado foi bem interessante. A maior parte das pessoas achou a fotografia gerada por IA mais apetitosa do que as imagens reais de alimentos. Lembrando que o objetivo de uma fotografia de alimentos, dentro do trabalho profissional e do marketing, é gerar uma resposta sensorial do observador. Ela precisa criar desejo pelo consumo do alimento, mesmo que o observador não esteja com fome no momento.
Outra parte da pesquisa era se as pessoas conseguiam diferenciar as imagens que eram geradas por IA e as imagens reais. Aqui temos alguns resultados diferentes. A maior parte das pessoas conseguiam diferenciar essas imagens. Mas, nos casos em que a diferenciação não era possível, as pessoas perdiam o interesse pela imagem de IA quando eram informadas que a foto foi produzida por computador.
Segundo o estudo, “as descobertas aqui relatadas revelam um quadro complexo sobre a forma como os consumidores discernem e reagem a tais imagens, destacando várias facetas do papel da IA na formação da percepção do consumidor. Olhando para o futuro, o estudo abre vários caminhos para pesquisas futuras. Por exemplo, pode-se considerar a realização de estudos semelhantes sobre alimentos reconfortantes, onde a ligação emocional com a comida pode influenciar a aceitação do consumidor de conteúdos gerados digitalmente.” Outro apontamento importante que o estudo coloca é “esses insights ajudam a compreender a psicologia do consumidor no cenário de marketing digital de alimentos em rápida evolução, destacando os efeitos diferenciados dos avanços tecnológicos na geração de imagens de IA na percepção humana”.
Muito bonito, mas a maior parte disso tudo já existia no marketing tradicional de alimentos. Por décadas as fotos de alimentos eram apenas coisas montadas com modelos que não eram alimentos. Em outros casos, o alimento é tão maquiado e construído que o resultado final da imagem é muito diferente do alimento real. Podemos ver isso nesse vídeo clássico do McDonald’s do Canadá que mostrou a diferença entre um hamburger real e a foto do mesmo produto feita no estúdio profissional da empresa.
Imagens irreais de alimentos são feitas há muito tempo e isso não é culpa da IA. A diferença é que agora você não precisa contratar um fotógrafo profissional e um editor de imagens muito bom para realizar o trabalho. Você pode fazer sozinho com um pouco de conhecimento e prática. Só lembrando que a IA não vai tirar o trabalho do fotógrafo profissional, mas vai transformar esse trabalho consideravelmente.