Quando comecei a ministrar cursos de fotografia, as pessoas que foram meus primeiros alunos, em sua maioria, queria a fotografia como fonte de relaxamento, terapia, um hobby para passar o tempo e eliminar um pouco do estresse do dia a dia. Alguns deles acabavam enveredando pelo caminho profissional, pois a atividade demanda um alto investimento e se existir a possibilidade de ganhar um dinheiro com isso no fim de semana era uma boa pedida. O caminho seguido sempre era o de fotografia de eventos, pois é a atividade com maior retorno em com público mais amplo.
Hoje, meus alunos já aparecem no estúdio com a ideia de se tornarem profissionais. A maior parte do público se contenta com a fotografia entregue por seus smartphones e quem procura um curso de fotografia hoje em dia realmente quer entrar no mercado profissional. E esses alunos também enfrentam com primeiro mercado a fotografia de eventos sociais como casamento, debutantes e festas de aniversário. Como eu disse, são áreas com ampla procura e o cliente já está decidido a contratar um profissional para registro do evento. Só falta a você convencer o cliente que você é o melhor profissional para o serviço.
Mas, como eu me preparo para o meu primeiro trabalho de fotografia de casamento? Quando eu comecei na fotografia profissional não havia muito o que fazer. Não existia internet e nenhum curso de fotografia aqui na minha cidade. Outros profissionais eram extremamente contra repassar conhecimento para iniciantes (o que acontece até hoje) e o que restava para o fotógrafo era aprender sozinho através da tentativa e erro. E foi assim, sem nenhum conhecimento ou preparação, que encarei minha primeira cerimonia e festa de casamento. Porém, não foi um serviço pago.
Entrei com contato com a organização central da igreja católica em minha cidade. Perguntei sobre casais carentes que poderiam estar casando nos próximos dias. A Igreja Católica possui pastorais que acompanham essas famílias. Recebi a indicação de uma cerimonia que aconteceria em um bairro bem afastado do centro. Entrei em contato com essa família, que não iria contratar fotógrafo, e ofereci os meus serviços sem custo. Só pela experiência de estar fotografando esse casamento. Foi tudo acertado e me dirigi para essa aventura com minhas duas câmeras analógicas, um flash e 15 rolos de filme Fuji Pro Value ISO 200. E deu tudo certo nesse evento? Claro que não.
O primeiro casamento é um caos. Você não sabe direito o que fazer, como se portar e nem o que fotografar. Mas, sobrevivi e isso já faz mais de 20 anos. Porém, aproveitando que hoje existe internet e alguns dos meus alunos estão entrando no mundo da fotografia profissional de eventos, decidi gravar uma aula básica sobre a fotografia do primeiro casamento. Não é uma aula sobre a totalidade do negócio de fotografia de casamento, mas apenas sobre o dia do primeiro evento. Gravei essa aula apenas para meus alunos, mas decidi deixar livre para todos no meu canal no Youtube.
Então, se você tem dúvidas sobre a fotografia de casamento e está com medo de encarar o seu primeiro evento, esse vídeo é para você.