Dentro da fotografia profissional uma discussão sempre é muito evidente, e pelo jeito vai ser eterna. Equipamentos baratos podem ser utilizados dentro da fotografia profissional? A resposta é simples: depende do que você quer fotografar. Que fique claro, no que diz respeito a qualidade de imagem, qualquer câmera DSLR fabricada nos dias de hoje vai dar conta do recado. Desde as mais simples câmeras de entrada até a mais cara full frame. O problema é a durabilidade e confiabilidade do equipamento. Uma câmera de entrada pode não ser a melhor escolha para o fotógrafo de casamento. Embora ela tenha qualidade de imagem para desempenhar a atividade, não vai ter durabilidade para encarar essa atividade desgastante.
Mas, existem categorias da fotografia onde uma câmera barata pode trabalhar muito bem. Uma dessas atividades é a fotografia de alimentos. A quantidade de fotos feitas por sessão é muito menor do que em um casamento e a qualidade de imagem é suficiente para deixar o seu cliente satisfeito. Você precisa de uma câmera, uma boa lente, difusores, rebatedores, um tripé e um flash para começar. Depois é só estudar composição na fotografia de alimentos, luz e fotometria. Pronto, você está apto a começar a desenvolver sua atividade profissional.
Para colocar em prática essa teoria, Joanie Simon, mentora e fundadora do canal The Bite Shot (referência no Youtube sobre fotografia de alimentos e Food Styling) resolveu fazer um vídeo de fotografia de alimentos utilizando uma câmera simples e antiga. Ela escolheu a Canon EOS Rebel T2i (lançada em 2010 e que custou US$ 200,00 no mercado de usados) para fazer uma pequena sessão fotográfica de alimentos. Utilizou junto com a câmera um difusor para luz de janela e alguns rebatedores e tapadeiras. O resultado, com pouco investimento, foi bem interessante. Mostra que o necessário é entender de luz e seu efeito e não necessariamente, ter um ótimo equipamento.
O vídeo está em inglês, mas é de fácil entendimento, já que ela está falando de coisas bem familiares para todos os fotógrafos com conhecimento intermediário de fotografia. Sem falar que ela mostra o esquema de luz para essa foto em particular. Vale a pena dar uma olhada.