Talvez a Canon não seja uma empresa que está na vanguarda da tecnologia fotográfica nos últimos tempos, mas temos que admitir que ela sempre quebrou um galho para seus usuários sem cobrar a mais por isso. Alguns anos atrás existiam softwares muito caros que visavam controlar sua câmera remotamente através do computador. Isso era muito útil para quem trabalha sozinho em estúdio em fotografia de produtos. Mas, desde sempre a Canon ofereceu essa funcionalidade de graça em seu software EOS Utility (e hoje em dia o Lightroom também faz isso de forma nativa).
Agora, em tempos de pandemia e milhares de lives pelas rede sociais, a Canon deu mais uma ajuda para quem quer transmitir imagens com qualidade. Interessante, pois há alguns dias uma amiga me ligou e perguntou sobre a viabilidade de utilizar a sua DSLR para fazer uma live pelo Youtube. Disse para ela que precisava de uma placa de captura para a saída HDMI da câmera e conectar ao computador. Tudo muito caro pra quem quer apenas estar em contato com seus clientes. Mas, a Canon decidiu fazer isso de graça para você.
O EOS Webcam Utility Beta promete transformar sua câmera em Webcam para ser utilizada em transmissões ao vivo. E melhor, você não precisa ter uma entrada HDMI no seu computador, ele faz isso através da conexão USB de sua câmera. A operação parece ser bem simples (veja o vídeo no fim do texto). Você baixa o aplicativo, instala na máquina. Liga sua câmera no modo de vídeo, configura a exposição e logo depois conecta na entrada USB do seu computador. Quando você abrir o seu software de transmissão de vídeo ao vivo a opção EOS Webcam Utility Beta vai aparecer. É só selecionar e fazer a transmissão.
Parece tudo muito fácil, mas tem um porém. O aplicativo só vai funcionar com as câmeras mais recentes da linha DSLR, mirrorless e Powershot da Canon. Infelizmente não é para todo mundo. Mas, já é um começo.
Para ter acesso ao programa é só ir até a página da Canon e fazer o download.