Todo mundo que já passou aqui pelo blog sabe que eu acho o Iron Maiden a maior banda de todos os tempos. Sei que muita gente critica, mas gosto é gosto. Cada um tem o seu. Recentemente a banda relançou todos os seus discos de estúdio com uma nova remasterização e em formato digipack. Eu odeio formato digipack, mas essa é uma oportunidade de ter todos os discos da banda em uma única prensagem. Já que não consegui completar todos os discos da prensagem da Castle Rock, que lançou todos os álbuns em formato duplo na década de 90, essa nova oportunidade não posso perder. Para quem não viu, já publiquei texto sobre a compra dos 5 primeiros discos.
Porém, esse novo lançamento estava limitado apenas aos discos de estúdio da Donzela. Agora eles estão fazendo o relançamento dos discos ao vivo. E para começar em grande estilo, a banda vai colocar no mercado, em junho, os discos Live After Death e o Rock in Rio. Esses dois lançamentos farão parte da chamada Live Collection e também chegarão em formato digipack com dois Cds.
Live After Death foi registrado na Long Beach Arena, Califórnia, EUA, em março de 1985 durante a turnê do disco Powerslave. Alguns anos atrás o show já havia sido relançado em formato DVD e Blu-Ray com imagem e som remasterizado, mas não em nova edição em CD. O disco é considerado um dos melhores registros ao vivo de todos os tempos dentro do rock pesado e, provavelmente, uma das poucas unanimidades dentro do mercado. Já o Rock in Rio foi gravado em 19 de janeiro de 2001 durante a terceira edição do festival Rock in Rio e fazia parte da turnê do disco Brave New World, que trouxe de volta para a banda o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith.
O Live After Death também vai ter uma versão de luxo em uma caixa junto com uma estatueta do mascote Eddie. Assim como outras estatuetas, que foram lançadas com outras versões de luxo dos discos da banda, essa também é muito feia. Pelo valor que vão cobrar ela poderia ser bem melhor.
Sinceramente, eu trocaria fácil esse show do Rock in Rio pelo disco Made England, que foi a gravação de um show da turnês do disco Seventh Son of a Seventh Son, mas esse provavelmente também está nos planos. Ganhar dinheiro é preciso.
Aguardando ainda notícias sobre datas e valores dos lançamentos no Brasil.