Muitos dizem que o heavy metal é um clube do bolinha. As bandas masculinas dominam o mercado e, as poucas, bandas femininas sofrem muito preconceito dentro da cena. O recente caso da banda brasileira feminina Nervosa pode ser um indício disso. A banda passou por problemas entre os membros recentemente, o que causou uma enxurrada de comentários machistas nas redes sociais. Eu gosto de bandas com vocal feminino, e até prefiro em alguns estilos. O que acontece é que, dependendo do sucesso uma banda, outras do mesmo estilo podem aparecer. Aconteceu quando o Nightwish explodiu em popularidade com o vocal operístico de Tarja, ou quando o Evanescence lançou seu disco Fallen com seu pop rock mais agressivo. Então essas bandas podem surgir em ciclos, mas é tudo música e o que importa é a qualidade.
Por isso que fiquei muito feliz em descobrir o Exit Eden. Na realidade, não sei se o grupo pode ser chamado de banda, pois acho que se encaixa mais na categoria de projeto. O que acontece aqui é que a vocalista Amanda Somerville (conhecida por participar de vários projetos, como Avantasia, Kiske / Somerville , Aina , Trillium) decidiu juntar um time de vocalistas femininas e gravar um disco de Metal Sinfônico fazendo covers de músicas do pop e do pop rock. Parece uma loucura? De certa forma sim, mas uma loucura interessante.
Junto com Somerville encontramos a cantora brasileira Marina La Torraca (Phantom Elite), a cantora francesa Clémentine Delauney ( Visions of Atlantis , ex- Serenity ) e a cantora alemã-americana Anna Brunner. E o estilo? Típico metal sinfônico com muito teclado, guitarra discreta, baixo inaudível, bateria competente e grandiosidade e megalomania. Entendam que um pouco de megalomania é importante nesse estilo, mas não pode errar na dose. E as meninas acertaram em cheio. O disco é muito bacana e se segura até o fim. Porém, a escolha dos covers também foi muito importante.
Para quem vive apenas no mundo do rock (e suas infinitas vertentes), algumas músicas são irreconhecíveis, mas salta aos olhos Heaven (Bryan Adams), Total Eclipse of the Heart (Bonnie Tyler) e Skyfall (Adele). Porém, as melhores músicas do disco são Incomplete (Backstreet Boys), Impossible (Shontelle), Unfaithful (Rihanna) e Paparazzi (Lady Gaga).
O disco não vai mudar a sua vida, mas é uma bela diversão. Eu gostei muito de ouvir e o CD está rodando no aparelho de som já há alguns dias. O disco é de 2017 e infelizmente, e isso está se tornando uma prática muito comum, não foi lançado no Brasil, sendo possível ter ele apenas por compra em sites internacionais que entreguem no Brasil. Mas, a banda está disponível no Spotify para audição de todas as músicas. Bacana dar uma chance para as meninas.