Fotógrafos e videógrafos são dois profissionais que precisam de muito espaço de armazenamento. A quantidade de dados gerados por semana é muito grande. E além de armazenar é preciso fazer backup. Ficar com apenas uma cópia de seus trabalhos é uma loucura. O mínimo que você precisa ter são duas cópias de tudo o que você produz em unidades de armazenamento diferentes. Sim, eu preciso especificar isso, pois já tive alunos que me contaram que faziam backup na unidade 2 de um mesmo HD com duas partições. O ideal é ter 3 cópias para começar a ficar seguro, sendo que uma dessas cópias precisa estar em outro local, como na casa de sua mãe, ou um armazenamento em nuvem. A cópia externa é importante, pois já tivemos casos relatados na mídia de fotógrafo que perdeu tudo em incêndio em sua residência.
Uma opção que está se tornando cada vez mais atrativa é o armazenamento em nuvem, mas existem inconvenientes. Dependendo da quantidade de dados, e da velocidade de sua conexão de internet, o processo de backup pode ser muito demorado. Em segundo lugar, vale lembrar que o que chamamos de nuvem nada mais é do que o computador de outra pessoa. Um servidor que é gerenciado por regras da empresa que você contrata. Muita gente ainda se lembra do armazenamento barato e ilimitado que a Amazon oferecia e que de um dia para o outro aumentou absurdamente de preço e impôs limitações de espaço. Quem estava lá ficou refém por não ter para onde transferir de forma rápida a quantidade de dados que tinha nos servidores da empresa.
Uma alternativa é o que as empresas chamam de armazenamento em nuvem doméstica, ou NAS como é especificado. Estou falando de aparelhos que se conectam à sua rede interna, possuem unidades de armazenamento e podem ser acessados via internet de qualquer lugar que você esteja. Admito que esse tipo de solução faz meus olhos brilharem, pois resolvem vários pequenos problemas. Não ter vários HDS ligados às unidades USB do computador já seria uma boa pedida. Aqui nesse texto eu vou falar de duas opções que apareceram nessa última semana. Uma é voltada para o fotógrafo amador, ou profissional que tenha um pequeno fluxo de trabalho, e a outra já é mais profissional, indicado para pequenas empresas.
O Amber X Personal Cloud é um aparelho bem interessante. Ele é indicado para fotógrafos amadores, ou profissionais com pouco fluxo de trabalho. Muitos estão indicando ele para backup de fotografia de viagem, ou quando você está em sessão externa de produtos ou publicidade. Ele é pequeno, possui apenas uma unidade de armazenamento SSD de 512GB, mas você pode ligar um HD externo na entrada USB para aumentar o armazenamento. O Amber X possui uma saída HDMI 2.0 4K, leitor de cartão USB, porta USB 3.1 Gen 1 Tipo-A e uma porta Gigabit Ethernet. Também conta com conexão Wi-Fi e Bluetooth. Ele não vai resolver todos os seus problemas de armazenamento, mas é um quebra galho interessante para você já fazer backup de suas fotos enquanto ainda está fora de casa. Aliás, essa é sua principal funcionalidade. Você já tem uma cópia extra do seu trabalho antes de chegar em casa, o que pode prevenir problemas como, por exemplo, ter a bolsa furtada depois que saiu do local onde fez as fotos. Por ser portátil e indicado para uso doméstico, o Amber X custa apenas US$ 249,99.
Já o DiskStation DS923+ da Synology é uma opção mais bruta, porém muito mais cara. A empresa garante que o DS923+ é a solução ideal para o escritório médio. Aqui temos 4 baias para a inserção de HDs. Com essa quantidade de discos esse NAS pode ser utilizado como fonte de backup e armazenamento. As configurações do equipamento garantem até 50TB de armazenamento. Ele pode ficar ligado à rede local pela porta Lan e ser acessado como um HD externo com alta velocidade. Os quatro HDs funcionam como sendo apenas duas unidades, pois são espelhados, o que já garante o backup ao enviar a informação para as unidades de armazenamento. Juntamente a isso ele pode ser acessado de qualquer lugar para backup remoto, transferência e acesso de arquivos. Aqui em nosso pequeno estúdio uma unidade dessas já garantiria o funcionamento de todas as nossas atividades. O DiskStation DS923+ está disponível no mercado americano por US$ 600,00. Só lembrando que o aparelho é vendido sem os discos rígidos, o que teria que entrar na conta também na hora de fazer o investimento.
Independente de você ter um armazenamento em nuvem doméstico ou utilizar o armazenamento tradicional oferecido por empresas, o importante é você sempre ter essa possibilidade de fazer backup fora do seu local de trabalho. Mas, a meu ver, isso não dispensa o fotógrafo precavido de ter os armazenamentos locais em HDs externos. O seguro morreu de velho e fotografias são momentos que não voltam. Então é melhor cuidar de seu material.