O mercado japonês costuma ser um termômetro da quantidade de vendas de câmeras fotográficas no mundo, mas os gostos do japonês para fotografia não se comparam ao que acontece no Ocidente. A BCN+R é um grande varejista e detentora de um dos maiores bancos de dados de vendas eletrônicas do Japão e publica regularmente relatórios de tendências e vendas em vários mercados de eletrônicos, incluindo câmeras fotográficas. Embora não seja uma visão de todo o mercado, eles detém informações de 40% do mercado de vendas de câmeras no no país. A empresa publica relatórios mensais dos principais modelos mais vendidos e no final do ano faz um balanço anual do que foi vendido. Embora não possa ser um retrato fiel do mercado japonês, como eles dominam uma fatia expressiva do mercado de vendas, podemos supor que os números mostrem a tendência real. Isso não acontece nos Estados Unidos e Europa onde as empresas do varejo não divulgam esse tipo de informação.
Uma coisa interessante é que devemos perceber que o mercado de câmeras no Japão é muito diferente do mercado Europeu e Americano e, por consequência, Latino Americano. Os japoneses preferem câmeras e lentes pequenas. Equipamentos leves e que não chamam atenção. Outra característica é que o mesmo equipamento aparece mais de uma vez na lista, pois no Japão eles são vendidos com diferentes kits de lentes e também por conta da cor do equipamento. Então, tendo essas especificidades em mente, vejam abaixo a lista dos 10 equipamentos mais vendidos no ano de 2021 na BCN+R.
- Sony A6400 (preto)
- Canon EOS Kiss M2 (branco)
- Canon EOS Kiss M (branco)
- Sony A6400 (prata)
- Sony ZV-E10 (preto)
- Canon EOS Kiss M2 (preto)
- Canon EOS Kiss M (preto)
- Fujifilm X-A5 (Prata)
- Olympus PEN E-PL10 EZ (branco)
- Fujifilm X-A5 (marrom)
Duas coisas chamam a atenção nessa lista. Nenhuma câmera é Full Frame. Uma característica do mercado japonês ao preferir câmeras menores, mas isso pode estar mudando. Relatório do mês de dezembro mostram as Sony A7 IV, Sony A7 III e Canon EOS RP fazendo parte das listas de câmeras mais vendidas. Talvez no final de 2022 tenhamos a presença dessas câmeras nas listas finais.
A segunda é não termos nenhuma câmera da Nikon e da Panasonic nessa lista. As duas empresas lançaram câmeras que, em teoria, deveriam fazer sucesso entre o público japonês. Não existe uma explicação para isso. A mais fácil de apontar seria que o público não gostou do equipamento, ou por conta de só existirem em uma cor (notem que eles adoram câmeras com cores variadas) ou o marketing dos equipamentos não foi eficiente. Um outro ponto é se existiam câmeras no mercado. A Nikon está passando por problemas para entregar equipamentos visto a falta de semicondutores no mercado internacional. Embora possua equipamentos incríveis, a Nikon detém uma parte muito pequena do mercado japonês de câmeras fotográficas e a Sony ultrapassou suas vendas nos últimos anos. Um problema que também pode ser creditado aos constantes equívocos da administração da empresa.
Independente de marcas, o interessante é notar que todas as câmeras da lista são mirrorless. O futuro chegou.