O mundo dos equipamentos fotográficos anda muito chato. Notícias com o lançamento de novos modelos são as menos vistas e menos comentadas em todos os sites de fotografia. Em minha opinião, a tecnologia fotográfica chegou a um ponto de estagnação. Quase todas as câmeras apresentam uma ótima qualidade de imagem e as inovações são muito pequenas para justificar a troca de um equipamento. A venda de câmeras está em declínio e o consumidor está ficando mais tempo com um determinado modelo de câmera. O mercado encolheu ou simplesmente está voltando ao que era antes da explosão das câmeras digitais. Eu falo um pouco disso em nosso podcast.
Recentemente a Canon colocou no mercado a sua nova DSLR de porte médio, a EOS 90D. Embora não seja classificada pela empresa como uma câmera profissional, ela pode ser utilizada sem problema para esse fim, assim como suas antecessoras. A EOS 90D chega ao mercado com um sensor APS-C CMOS de 32,5 megapixels com um corte de 1,6x apoiado por um processador de imagem DIGIC 8. O ISO nativo vai de 100 a 25.600 e velocidade de disparo contínuo em 11 fotogramas por segundo. Uma velocidade de respeito para essa categoria de equipamento. O sistema AF Dual Pixel CMOS usa 45 pontos de foco automático do tipo cruzado em 100% do quadro na vertical e 88% horizontalmente. O sistema de foco automático Dual Pixel é uma das grandes vantagens de um equipamento Canon. Ele permite o foco automático rápido e preciso mesmo quando utilizando o live view ou a gravação de vídeo.
Aliás, a gravação de vídeo é um importante destaque nesse equipamento. Para quem não tem boa memória, vale lembrar que a Canon foi a primeira empresa a colocar gravação de vídeo em full HD em uma câmera DSLR. Por muitos anos eles dominaram essa característica na indústria, mas perderam a liderança da inovação para outras empresas. Agora, a 90D é a primeira câmera reflex de porte médio da empresa a realizar gravação de vídeo em 4K com 30 quadros por segundo e Full HD com até 120 quadros por segundo. Uma inovação interessantes para quem trabalha com vídeo e precisa produzir em uma resolução tão alta sem ter que pagar o valor de um rim pelo equipamento. A câmera, como já de costume, também está equipada com conexão Wi-Fi e Bluetooth.
A Canon EOS 90D está disponível desde o mês de setembro de 2019 e o valor cobrado apenas pelo corpo da câmera é de US$ 1.199,00. Uma boa média de preço, que fica muito perto do valor cobrado pela sua antecessora ( a 80D) na época de seu lançamento. E aqui temos um grande problema em nosso querido Brasil. Entendo que o valor do dólar está elevado e que a câmera é um lançamento, mas o valor pedido no Brasil pelo equipamento está em torno de R$ 10 mil. E isso em sites que importam a câmera sem pagar os devidos impostos. Ainda não existe o equipamento oficial para venda no site da Canon do Brasil.
Creio que esse valor absurdo se deve à novidade e ao fato da câmera gravar vídeos em 4K. Nada mais justifica uma câmera intermediária ser mais cara do que uma full frame de entrada, como a 6D Mark II. Espero que com o tempo as coisas fiquem mais perto da normalidade.
https://www.youtube.com/watch?v=JKtnFuZIp1Y