O mundo está um caos. Sim, prestadores de serviço e donos de comércios estão vendo suas vidas minguarem e seus investimentos e atividades irem para o buraco. É necessário o isolamento social nesse momento? Sim, claro que é, mas não estamos tendo o apoio governamental que os países da Europa, por exemplo, estão fornecendo para a população. A atividade de fotografia é uma das que está sofrendo severamente. Grande parte dos profissionais vive de fotografar pessoas, e essas não podem sair de casa. Viram o tamanho do buraco?
Levando em conta que a fotografia é uma atividade cara e necessita de grandes e constantes investimentos, a maior parte dos profissionais não estava preparada para um longo período sem atividades. Aqui na cidade, interior de São Paulo, eventos foram cancelados ou reagendados, e quem vive de ensaio fotográfico já está há mais de 30 dias sem nenhum serviço. A situação é grave, e a ajuda emergencial do governo é lenta (quase arrastando) e insuficiente para manter a subsistência das famílias.
Mostrando que a situação não é diferente em outras partes do mundo, mesmo nos países mais ricos, o site Lens Rentals fez uma pesquisa com mais de mil fotógrafos sobre a maneira que o Covid-19 afetou os seus negócios e o resultado foi bem dentro do esperado. O estudo mostra que 96% dos entrevistados atestam que tiveram um impacto negativo nos seus negócios e afirmam que uma média de 78% das reservas de abril foram canceladas. Embora governos falem de relaxamento das normas de distanciamento social em maio, o público parece não acreditar nisso, pois a maior parte dos fotógrafos tiveram de 80% a 100% das reservas do mês canceladas.
Outro dado importante é que 18% dos entrevistados garantiram estar pensando seriamente em abandonar o setor depois dos resultados da pandemia. Sim amigos, você passar por esse tipo de perspectiva é muito ruim, por isso não fico extremamente contra quem está reclamando de não poder trabalhar, eu sei bem o que passa pela cabeça dessas pessoas.
O Lens Rentals diz que vai fazer essas pesquisas mensalmente. Assim podemos acompanhar a evolução de toda essa situação dentro do nosso setor.