Eu sempre digo que quase toda mulher já teve vontade de fazer um ensaio fotográfico. Algumas tomam coragem e o realizam, mas outras acabam ficando com seus medos e nunca colocam em prática essa fantasia. Infelizmente sempre guardo uma frase que um antigo professor nos disse durante uma aula na faculdade: existe gente ruim em todos os locais e profissões. Um fotógrafo chamado John Steven Lill , morador da cidade de Bexar, no Texas, foi acusado de agredir sexualmente uma cliente que o havia contratado para fazer um ensaio boudoir. Lill, que também trabalha como fotógrafo corporativo principal da United Services Automobile Association (USAA), foi contratado por uma mulher de 20 anos para fazer um ensaio fotográfico boudoir em 4 de maio. A mulher foi até o estúdio do fotógrafo, que também é sua residência, junto com uma amiga. No local, Lill falou para a amiga ir embora, pois o ensaio demoraria muito. Já sozinho com a cliente, Lill ofereceu uma taça de vinho para a mulher e a mesma relata que depois disso perdeu a consciência. Ainda segundo o relado a mulher afirma que acordou no momento em que o fotógrafo tentava colocar ela no banheiro para tomar banho.
Após sair do estúdio a cliente foi até a delegacia onde registrou uma queixa por agressão sexual contra o fotógrafo. Após os tramites legais os oficiais do escritório do xerife foram até a residência do fotógrafo e o levaram para interrogatório. Ele admitiu ter feito sexo com a mulher, mas afirma que tudo foi de forma consensual. Após ficar preso por um período ele foi liberado para responder o processo em liberdade. Após saber do processo contra o fotógrafo a USAA finalizou o seu contrato de trabalho e está apoiando a polícia em todo o processo de investigação. Você pode conferir essa história lá no site do petapixel.
Sinceramente, esse tipo de acontecimento não é novidade. Nos últimos anos temos visto uma grande quantidade de denúncias de assédio sexual contra fotógrafos. E não estou falando apenas de fotógrafos desconhecidos. Grandes nomes da indústria da moda também foram acusados de abusarem sexualmente de modelos por anos. E o pior dessa situação é que existem ótimos profissionais dentro da fotografia feminina que simplesmente acabam tendo suas reputações manchadas por conta da maneira como alguns profissionais podres se comportam.
Eu trabalho com fotografia sensual feminina nos últimos 20 anos. Também ensino pessoas a fazerem esse tipo de fotografia e já na hora de aceitar ou não um aluno é possível ver o tipo de ideia que cada um possui e qual o objetivo desses fotógrafos. Já ví muito aluno que queria fazer esse tipo de fotografia para “ver mulher sem roupa”. Não tenho o menor problema em simplesmente não aceitar esse tipo de aluno. Mas, o objetivo aqui é ajudar você que quer fazer um ensaio fotográfico feminino a escolher um bom fotógrafo para esse trabalho.
O primeiro ponto é sempre pesquisar sobre o fotógrafo. Ir atrás de referências. Hoje todo fotógrafo tem uma presença on-li seja no Instagram ou em um site próprio para divulgar o seu trabalho. Pesquise as fotos desse fotógrafo e, acima de tudo, veja as clientes que ele já fotografou. Normalmente marcamos o Instagram da pessoa que fotografamos. Muito fácil entrar em contato com essas mulheres e perguntar sobre o fotógrafo e seu comportamento durante as fotos. Isso se torna importante, pois muitos fotógrafos “desonestos” abastecem o seu portfólio com fotos de banco de imagens ou retratos gerados por inteligência artificial. Então se torna crucial saber se ele realmente está fotografando pessoas reais.
A segunda coisa a se fazer é marcar uma reunião com esse fotógrafo. Muita gente hoje negocia o ensaio via whatsapp e só conhece o fotógrafo no dia do ensaio. Eu acho isso muito perigoso. Marcar uma reunião para conversar sobre o ensaio, sobre a maneira do fotógrafo trabalhar, os locais onde ele costuma fotografar e todos os detalhes envolvendo a prestação do serviço será de grande importância para conhecer o profissional. Além disso, essa será uma ótima oportunidade para ver o portfólio completo do fotógrafo e sua estrutura, já que fazer fotografia sensual ou boudoir exige muito investimento do fotógrafo.
O terceiro ponto importante é saber quem vai estar presente no dia das fotos. Se o fotógrafo exigir que seja apenas você e ele então já pule fora. Um ponto importantíssimo que sempre ensino para meus alunos é que você nunca deve ficar sozinho com a modelo. Isso é uma proteção tanto para a cliente quanto para o fotógrafo. Eu sempre tenho uma assistente (que geralmente é minha esposa) e sempre falo para a cliente trazer alguém junto com ela. Assim a sessão acontece de maneira mais segura para todo mundo e você tem pessoas que possam, por exemplo, ajeitar uma roupa ou acessório no corpo da cliente sem a necessidade de você ter que tocar nela.
Contrato é uma coisa fundamental também. Um contrato bem estruturado mostrando os direitos e deveres de ambas as partes. Por exemplo, o fotógrafo deve garantir, de forma contratual, que nenhuma foto não autorizada pela cliente seja publicada em redes sociais ou compartilhadas em qualquer lugar da internet. Uma das coisas mais importantes nesse tipo de negócio é a privacidade do cliente. Vocês podem não saber, mas a maior parte das fotos postadas em minhas redes sociais são de ensaios que eu ofereço gratuitamente em troca de poder divulgar as fotos. A grande maioria dos meus clientes que são pagantes não querem divulgação de nenhum tipo de imagem.
Eu não ofereço bebidas alcoólicas para minhas clientes, mas não impeço que elas tragam a sua própria garrafa de vinho. Tenha cuidado com qualquer bebida oferecida durante ensaios fotográficos.
E, por fim, aproveite o seu ensaio e se divirta. Eu gosto de pensar que eu não vendo fotos e sim a experiência de passar por um dia de glamour e de massagem no Ego para se sentir linda, poderosa e sensual. E essa sensação que me mostra que vale a pena continuar fotografando.
Já pensou em fazer o seu próprio ensaio fotográfico? Já pensou em aprender a fazer esse tipo de fotografia? Então entre em contato com a nossa equipe e mandaremos um orçamento detalhado para você.