O ensaio fotográfico sensual feminino tem uma função muito importante. Fora as mulheres que precisam de fotos para vender seus serviços, geralmente a mulher que procura um ensaio fotográfico sensual está querendo simplesmente se sentir bem, bela, poderosa, dar uma repaginada na autoestima. Uma característica bacana é que esse desejo feminino independe de idade, classe social ou forma física. Então, temos clientes magras, atléticas e as gordinhas, que hoje chamamos de Plus Size por uma determinação do mercado.
No começo dos anos 2000 o mercado da moda descobriu que existem mulheres que estão acima do peso que a própria moda determinou como ideal. E pior, eles descobriram também que essas mulheres possuem dinheiro, querem se vestir com as últimas tendências da moda e adoram se sentir bonitas. Empresas tradicionais passaram a produzir roupas para esse mercado, lojas especializadas foram criadas e modelos, como a Flúvia Lacerda, ganharam os holofotes como as novas sensações da moda. Tirando o fato de que o mercado quer ganhar dinheiro, não podemos negar que essas mulheres, que se sentiam um pouco afastadas de tudo isso, passaram exercitar seu direito à vaidade.
Padrões de beleza são construídos e determinados pela sociedade em seus diversos momentos históricos. O que era considerado padrão de beleza em 1920, hoje seria descartado totalmente. Marilyn Monroe já foi considerada a mulher mais sexy do mundo, mas hoje seria apenas mais uma. Percebem como as coisas mudam? Mas, mesmo que o mercado de moda determine o que é ou não bonito, isso não afeta todas as pessoas. Falando de uma maneira mais biológica, o ser humano acha bonito a simetria entre as partes, independente do peso da pessoa. E junto a isso temos os gostos de cada um. O que pode ser bonito para um não é para o outro e vice-versa. Então, entrar nessa discussão de beleza é uma bola fora.
A Inaê Lima foi modelo de um curso que ministrei. Trazer para os alunos a diversidade é uma parte importante de ensinar fotografia. E quais os cuidados para fotografar uma modelo/cliente plus size? Os mesmos que você teria com qualquer mulher. Antes do ensaio você deve ter uma conversa franca com a modelo. Perguntar o que ela não gosta no próprio corpo e o que ela mais gosta. Nesse ponto você já sabe o que destacar e o que esconder durante seu ensaio. Mulheres de todas as formas físicas terão respostas bem específicas nessas duas perguntas. No caso do ensaio sensual, você e sua cliente também devem determinar qual vai ser o nível de ousadia do ensaio, até onde podemos ir, quais partes do corpo serão mostradas ou não. Isso é básico para todo o ensaio. Também é básico levar em conta todas as fases da construção do ensaio que descrevo nesse tutorial.
Você deve ter todas as poses ou situações na cabeça para começar o ensaio. A primeira troca de roupa é mais tensa, pois ainda não existe uma ligação entre fotógrafo e modelo. Com o andamento do ensaio o normal é a modelo se soltar e começar a trazer para a brincadeira as suas próprias referências. Ela deve ter visto muita coisa na internet e imaginado muitas situações para o seu dia de modelo, mas no começo ela está tímida. Faz parte do trabalho do fotógrafo trazer isso para fora. Converse muito com a modelo, fale sempre o que você está fazendo, mostre que você entende do assunto e que ela está em mãos seguras. Sempre tenha uma assistente ou peça para a cliente levar uma amiga no dia do ensaio. Nunca toque na modelo, mesmo que seja para ajeitar cabelo ou detalhe da roupa. Esse é um trabalho para a sua assistente.
Para o ensaio abaixo eu utilizei um fundo preto de tecido e parte das fotos foi registrada com flash e a outra com luz contínua (lâmpada florescente e um Led Yongnuo). As lentes foram uma 60mm f/2,8 e uma 24mm f/2,8. Abaixo, 8 fotos desse ensaio.