Olá, meu nome é Gilson Lorenti, e sou fotógrafo em Presidente Prudente. Em meus quase 30 anos de fotografia eu fotografei quase de tudo. De partos a velórios. Todos os tipos de eventos sociais. Mas, o que moveu minha fotografia, e também o meu trabalho artístico, foi a fotografia de nu feminino. Sim, gastei muito tempo e dinheiro, e adquiri muito conhecimento com a fotografia feminina. Então, claro, que ao montar o meu primeiro estúdio fotográfico a intenção foi fazer fotografia de nu. E isso já tem quase 20 anos. Lembro que eu tinha muitas dúvidas e poucas certezas, ainda mais por conta da falta de fontes de informação. Não havia internet na época e poucos fotógrafos veteranos estavam dispostos a ajudar.
Então, o meu primeiro estúdio foi inteiramente mentado na base da gambiarra. Comprei iluminadores de jardim em uma loja de materiais de construção. E eram iluminadores bem fraquinhos, com soquete e-27 mesmo e lâmpadas de 200w. Por alguns anos essa foi minha única fonte de luz para fotografias em estúdio. Mas, aprendi muito. As câmeras, no começo, eram analógicas, com filme fotográfico. O digital chegou apenas algum tempo depois. Porém, com o tempo e a vontade de evoluir, comprei os dois primeiros flashes de estúdio. Dois Atek 200 Master com sombrinha rebatedora. A primeira vez que usei foi um desastre. Não acertei nenhuma foto e tudo ficou um lixo. Mas, com a prática vem a perfeição e a descoberta de novos conhecimentos. O primeiro fotômetro de estúdio foi uma conquista gigantesca. E hoje, posso dizer, que domino a luz do estúdio dentro daquilo que gosto de fazer.
Mas, sei que até hoje existem iniciantes na fotografia que passam por esse mesmo perrengue. Então, nada melhor do que um vídeo explicando para vocês, que estão procurando por informações, sobre as principais opções disponíveis no mercado. Um pequeno guia. O primeiro de muitos que ainda pretendo publicar em meu canal no Youtube que é construído para quem quer aprender fotografia. Para adquirir esse pouquinho de conhecimento é só clicar no vídeo abaixo e aproveitar.
Aproveito para convidar a todos para se inscreverem no canal. Perguntas e dúvidas podem ser respondidas nos comentários do vídeo ou desse texto.