Em 2023 me propus a fazer um novo projeto fotográfico envolvendo novamente as mulheres pretas da região e aprofundando no tema das religiões de origem africana. Deusas ou Orixás nasceu da necessidade de discutir o papel das religiões de matriz africana na sociedade brasileira e também o poder da mulher preta em nossa cultura e sociedade. Levando em conta que, mesmo com o avanço das informações e do pensamento crítico na sociedade, ainda existe muito preconceito em relação às religiões de origem africanas, existe a necessidade de ações mostrando o real significado dessas religiões e sua mensagem positiva. Esse projeto visa mostrar para as pessoas as figuras dos Orixás e sua beleza. Nessa primeira parte do projeto trabalhamos apenas com as Orixás femininas, também conhecidas como Yabás (Mãe Rainha), sendo que os Orixás masculinos serão representados na segunda parte do projeto. A metodologia é simples: um ensaio fotográfico com as cores de cada Yabá em seu local de poder, geralmente na natureza, já que os Orixás possuem esse poderoso vínculo com o meio ambiente. As Yabás são Oxum, Yansã, Obá, Nanã, Ewá e Iemanjá.
A Carol Macedo foi o primeiro ensaio feito em 2024 para o projeto. Ela foi indicação da irmã, a Camila, que já havia fotografado com a gente. Ela é moradora de Presidente Prudente e, depois de algumas conversas via whatsapp, marcamos um dia para o ensaio fotográfico. O local escolhido foi no Córrego Botafogo, perto do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Eu já havia fotografado no local alguns anos atrás, mas não me lembrava de como o acesso ao rio poderia ser difícil. Depois de uma pequena caminhada e de vencer algumas barreiras geográficas, chegamos até o local e realizamos o ensaio perto do horário do pôr do sol. Todas as imagens foram realizadas com flash e o ensaio foi até rápido por conta do horário e da eminente falta de luz do dia. Mas, achei o resultado extremamente positivo e interessante. Valeu como aprendizado para os outros ensaios que foram realizados.
Carol representou a Yabá Nanã. Segundo o site Iquilibrio, Nanã Buruquê, também chamada de mãe ou avó, é uma Orixá presente desde a criação da humanidade. Ela é a memória do povo, pois vivenciou toda a magia da concepção do Universo. Rainha da lama, da qual se originou todo ser humano, esta Orixá é uma das mais respeitadas e também uma das mais temidas. Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior. Por isso quando envelhecemos, ao decorrer dos anos começamos a perder nossa memória.As principais cores de Nanã são: Anil, Lilás e Branco. Na maioria de suas representações, Nanã está sempre com alguma dessas cores em suas vestimentas ou adornos.
Abaixo temos algumas fotos do ensaio. O projeto Deusas ou Orixás foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura. As fotos do projeto estarão expostas no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente durante o mês de julho de 2024.
Pensando na questão da acessibilidade, a exposição está sendo realizada em um local de fácil acesso, sem escadas e durante a última semana de julho temos a possibilidade de visitas monitoradas com tradutor de líbras. Informações sobre essas visitas agendadas através do whatsapp 18-99140-7873.
Para quem não me conhece, eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo, morador de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Sou fotógrafo há quase 30 anos e especializado em retrato feminino e ensaio fotográfico sensual e de nu artístico. Também sou professor de fotografia e ensino você a fazer fotografias como essas. Entre em contato para informações e orçamentos. Quer ver mais fotos de ensaio fotográfico? Então é só dar uma olhada em nosso Instagram.