Eu trabalho com ensaio fotográfico feminino nos últimos 25 anos. Pouco tempo. E todo ano, no Dia da Mulher, eu escolho alguns retratos para postar. Geralmente, retratos que ficaram muito bons e eu realmente me sinto muito orgulhoso de ter conseguido executá-los. A fotografia tem um papel muito forte na construção e reconstrução da autoestima feminina. Digo que minha principal missão não é fotografar e sim fazer com que as pessoas se sintam bem. Por isso que o processo envolvendo o ensaio é tão importante. A minha modelo tem que se divertir, dar risada, se sentir linda, atraente e poderosa. E essa sensação deve perdurar por muito tempo, muito além das meras horas de um ensaio. E ao ver essas fotos ela deve de lembrar da experiência e sempre reconhecer o seu poder.
Então hoje, nesse Dia Internacional da Mulher (do ano de 2013) eu fiz uma seleção de 12 retratos realmente impactantes que foram realizados nos últimos anos em nosso estúdio e em ensaios externos. Essa é a primeira seleção de retratos do Dia da Mulher aqui nesse endereço, já que o blog é novo, mas versões anteriores podem ser encontradas em nosso Instagram.
Vamos começar então.
Esse retrato em preto e branco foi feito com a Janaina. Ele nasceu da inspiração de uma gravura que ela postou em seu Facebook. Achei o desenho lindo e perguntei se ela teria coragem de reproduzir a pose em um ensaio fotográfico. A resposta foi positiva e dessa aventura tivemos como resultado a foto acima. Adoro essa imagem e sempre que possível estou postando ela.
Um retrato duplo aqui no site. Temos na foto a Isa e a Thais em um ensaio fotográfico duplo feito em uma das praças aqui da cidade de Presidente Prudente. As duas já participaram de ensaios solos comigo, mas esse foi o primeiro onde coloquei as duas juntas. Depois do ensaio, ao editar essa foto, batizei a imagem de Gelo e Fogo. Acho um nome bem bacana para a produção.
Vann Sanches, umas das pessoas que mais tenho ensaios aqui guardados, embora não tenha acontecido nenhum recentemente. Adoro essa foto com essa cara de menina, mas com esse ar de mulher. Dei muitas risadas fotografando essa mulher e, embora ela tenha várias tatuagens coloridas, essa foto em preto e branco tem o poder de me cativar. O que vocês acham desse olhar?
A Márcia topou fazer um ensaio de Halloween aqui nas casas abandonadas do Colégio Agrícola de Presidente Prudente. Fotos em preto e branco, roupas pretas, essa expressão incrível e esse olhar matador fazem dessa imagem uma das que eu mais gosto de ter realizado. Vocês teriam medo dessa bruxa?
Se você segue o meu trabalho então você conhece a Carol. Ela foi uma das mulheres que libertei para a fotografia. Ela participou de um ensaio coletivo e depois convidei ela para vários outros ensaios. Expressão facial perfeita, olhar penetrante. Essa foto foi feita na estação ferroviária de Presidente Prudente e foi o primeiro ensaio da Carol com uma temática mais sensual.
A Gabi fez vários ensaios conosco, principalmente por conta dos personagens que ela encarnava para suas apresentações em festas infantis. Esse ensaio, que fizemos em um l0cal da zona rural de Presidente Prudente, foi o primeiro nu artístico que fotografamos e a ideia era realmente lembrar os deuses gregos. Por isso eu batizei o ensaio de Sonhos de Afrodite.
A Evelym fez o primeiro ensaio de nu artístico na zona rural de Presidente Prudente. Achamos um pasto com uma árvore maravilhosa e uma paisagem desolada ao lado. Acho que essa foto, feita com lente grande angular (o que seria algo errado em termos de fotografia de retratos) ficou fantástica. Poderia ser um quadro em uma parede.
Eu fiz vários ensaios dos colsplay da Sah Wayne. Esse ensaio, com uma temática mais sensual, foi feito na casa dela. Apenas um flash pequeno, uma câmera com lente básica e um ângulo extremamente bonito. Adoro fotografar mulheres com meia arrastão.
Primeiro ensaio que a Pamela fez com nossa equipe. Foi realizado na chácara RoRo Rancho em Presidente Prudente. Ficou um clima de fotografia boudoir e o preto e branco valorizou ainda mais a composição geral da foto e a beleza da modelo. Quem não gostaria de ter uma foto assim?
Foto simples, com luz simples, feita no estúdio fotográfico. Um dos meus fetiches visuais em fotografia feminina são as tatuagens. Quanto mais e quanto maior for a tatoo, melhor vai ser a foto. Essa imagem é da Ana e ela ficou incrível.
Outra imagem feita no estúdio com uma luz bem contrastada e com muita sombra, outra de minhas manias. A Shayane foi uma das que apostou no meu trabalho para o ensaio fotográfico e o resultado foi fantástico. Fotos lindas como essa.
Finalizando essa seleção com esse retrato da Tauana que eu conheci em um concurso de beleza da mulher negra em Presidente Prudente. Chamei ela para fotografar no estúdio e o resultado foi espetacular.
O problema de fazer uma seleção como essa é que muita coisa boa fica de fora. Vocês podem ver mais fotos em nosso instagram, ou aguardar outras seleções de retratos que farei aqui no blog.